Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48664
Tipo: TCC
Título: Estudo investigativo dos métodos de ensino - aprendizagem, numa abordagem significativa, através da aplicabilidade de jogos educacionais
Título em inglês: Investigative study of teaching - learning methods, in a meaningful approach, through the applicability of educational games.
Autor(es): Teotônio, Maria do Socorro Caldas
Orientador: Cunha, Arcelina Pacheco
Palavras-chave: Currículo CTSA;Jogos Educativos;Ensino-Aprendizagem;Ensino de Química.
Data do documento: 2017
Citação: TEOTÔNIO, Maria do Socorro Caldas. Estudo investigativo dos métodos de ensino - aprendizagem, numa abordagem significativa, através da aplicabilidade de jogos educacionais. 2017. 80 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017
Resumo: Este trabalho visa investigar métodos diferenciados, como por exemplo a aplicação de jogos educativos, na disciplina de Química, que possibilitem a inovação no processo significativo de Ensino-Aprendizagem e proponham abordagens dos conteúdos a partir do ensino mediado. A proposta curricular do Ensino Médio, PCNs, é composta de conteúdos extensos para ser administrado em pouco tempo, portanto propõe-se abordagens contextualizadas e interdisciplinar, através de temas transversais previstos no currículo Ciências-TecnologiaSociedade-Ambiente (CTSA). É perceptível a dificuldade em compreender e a desconcentração dos educandos em sala de aula. Diante dessa problemática, buscou-se utilizar ferramentas didáticas mediadas tais como: vídeo motivador, debate crítico interativo, aula expositiva-dialogada, construção mediada de mapa conceitual e o uso jogos educacionais, visando complementar as aulas teóricas tornando o Ensino de Química mais atrativo, prazeroso, estimulando e motivando os educandos a pensar, discutir, imaginar e decidir. Em especial, a aplicação do AmbQuím, um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas retiradas de questões do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM. Essas ferramentas educativas auxiliam tanto os educandos a abstrair o conhecimento e aplicá-las no cotidiano quanto os educadores na mediação dos conteúdos no processo cognitivo. Este trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no Ceará, a EEM José Milton de Vasconcelos Dias, localizado em Acaracuzinho, zona industrial de Maracanaú e a EEFM Joaquim Alves, localizada em Fortaleza. Fez-se, também, um levantamento, acerca da ação docente quanto ao uso de ferramentas educacionais na disciplina de Química através de uma plataforma virtual. Percebeu-se, ao interpretar os resultados, que os educandos preferem aulas mais dinâmicas, com uso de metodologias educacionais diferenciadas e professores mais capacitados em correlacionar os fatos do cotidiano com a Química e com outras disciplinas, tornando os conteúdos mais fáceis e palpáveis. Também, percebeu-se a necessidade dos educadores em se motivar a utilizar metodologias diferenciadas, de forma criativa e mediada, de acordo com o perfil de cada turma, aproveitando-se de todos os saberes dos educandos.
Abstract: This work aims to investigate differentiated methods, such as the application of educational games, in the discipline of Chemistry, that allow innovation in the significant process of Teaching-Learning and propose approaches of contents from mediated teaching. The curricular proposal of High School, PCNs, is composed of extensive contents to be administered in a short time, so it proposes contextualized and interdisciplinary approaches, through cross-cutting themes foreseen in the ScienceTechnology-Society-Environment (CTSA) curriculum. Difficulty in understanding and deconcentration of learners in the classroom is perceptible. Faced with this problem, we sought to use mediated didactic tools such as: motivational video, interactive critical debate, expository-dialogue class, mediated construction of conceptual map and the use of educational games, aiming at complementing theoretical classes making Chemistry Teaching more attractive, Stimulating and motivating learners to think, discuss, imagine and decide. In particular, the application of AmbQuím, a board game with questions and answers taken from questions of the National High School Examination, ENEM. These educational tools help both learners to abstract knowledge and apply it in everyday life as educators in mediating content in the cognitive process. This work was developed in two public schools in Ceará, EEM José Milton de Vasconcelos Dias, located in Acaracuzinho, industrial zone of Maracanaú and EEFM Joaquim Alves, located in Fortaleza. It was also made a survey about the teaching action regarding the use of educational tools in the discipline of Chemistry through a virtual platform. It was noticed in interpreting the results that the students prefer more dynamic classes, using different educational methodologies and teachers better able to correlate the daily facts with Chemistry and other disciplines, making contents easier and palpable. Also, it was noticed the need of the educators to be motivated to use differentiated methodologies, in a creative and mediated way, according to the profile of each class, taking advantage of all the knowledge of the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48664
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_apcunha.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.