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dc.contributor.advisorSilva, André Luis Coelho da-
dc.contributor.authorCordeiro, Filipe Bessa-
dc.date.accessioned2019-12-16T19:23:27Z-
dc.date.available2019-12-16T19:23:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Filipe Bessa. Design de consultoria de comunicação adaptado para empresas do setor biotecnológico. 2019. 73 f. Monografia (Graduação em Biotecnologia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48636-
dc.description.abstractThe biotechnology industry in Brazil is booming, while limitations to its growth coexist related to the lack of knowledge about product marketing, among others. A tool which can contribute to market positioning is the design in the marketing communication for the biotechnology companies. In this sense, the aim of this work was to analyze the situation of a company with long years of experience in the dairy industry with difficulties in the market escalation and, based on the identified problems, to propose the design and implementation of an optimized communication consultancy as a potential tool for its development. For this, exploratory research as a case study was developed in three stages: diagnosis, strategy communication and, implementation. The results of the diagnosis showed the company's relationship with the customer (retailer or consumer), the tiny communication channels used and the absence of digital presence and the potential opportunities that should be explored. In the strategy communication step, the results enabled the definition and creation of company personas and the construction of the customer communication journey that mapped the communication channels and relationship styles, as well as defining the lack of active brand disclosure to the customer. Proposals of action plans, goals and indicators for the company Laticínio Milhã were elaborated in order to overcome the difficulties, limitations and critical points identified in the development of this work. The required investment and execution schedule reveals the potential to increase the number of customers and hence sales in a short period of time with a small investment that can be relaxed as well as reduced. In general, there is the importance of creating strategies to leverage products, brand and scale the enterprise, and for this, the need to build a theoretical base on entrepreneurial education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesign de comunicaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBiotecnologia.pt_BR
dc.titleDesign de consultoria de comunicação adaptado para empresas do setor biotecnológicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA indústria de biotecnologia no Brasil encontra-se em franca expansão, ao passo que coexistem limitações ao seu crescimento relacionadas, dentre outros, a carência de conhecimento sobre marketing de produtos. Uma ferramenta capaz de contribuir para o posicionamento mercadológico é o design na comunicação de marketing em empresas biotecnológicas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar a situação de uma empresa de longos anos de experiência no ramo de laticínios com dificuldades no escalonamento mercadológico e, baseado nas problemáticas identificadas, propor o design e a implementação de uma consultoria otimizada de comunicação como ferramenta potencial para o seu crescimento. Para isso, fez-se uso da pesquisa exploratória, em forma de estudo de caso, que se desenvolveu em três etapas: diagnóstico, comunicação da estratégia e implementação. Os resultados do diagnóstico evidenciaram o relacionamento da empresa com o cliente (varejista ou consumidor), os ínfimos canais de comunicação utilizados e a ausência de presença digital e as oportunidades potenciais que devem ser exploradas. Na comunicação da estratégia os resultados possibilitaram a definição e criação de personas da empresa e a construção da jornada de comunicação do cliente que mapeou os canais de comunicação e estilos de relacionamentos, bem como definiu como ponto crítico a carência na divulgação ativa da marca para o conhecimento do produto e, consequentemente, a tímida influência com apelos emocionais para influenciar na tomada de decisão da compra. Propostas de planos de ação, metas e indicadores para a empresa Laticínios Milhã foram elaborados com a finalidade de transpor as dificuldades, limitações e pontos críticos identificados no desenvolvimento deste trabalho. O investimento necessário e o cronograma de execução revelam o potencial no aumento do número de clientes e, consequentemente, de vendas, em um curto período de tempo e com um pequeno investimento que pode ser flexibilizado, bem como reduzido. De modo geral, observa-se a importância em criar estratégias para alavancar os produtos, a marca e escalonar o empreendimento, e para isso, a necessidade da formação de uma base teórica sobre educação empreendedora.pt_BR
dc.title.enAdapted communication consulting design for biotechnology companiespt_BR
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