Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros Neto, Júlio Francisco-
dc.contributor.authorMelo, Marcello Calado Vieira de-
dc.date.accessioned2013-05-24T19:23:17Z-
dc.date.available2013-05-24T19:23:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationMELO, M. C. V. Programação linear inteira aplicada no planejamento da alocação de vagões de carga. 2008. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4861-
dc.description.abstractLoad transportation attendance for demand is related tothe process of wagon allocation that in its turn, is associated with the way by which the decision is taken. The distribution of the wagons to the shipment terminals depends on the planning and movement of the empty wagons, being the trip of the empty wagon the parcel with bigger financial impact on the railroad system. In such a way, an efficient mechanism for wagon distribution is vital for the railroads, therefore providing important operational gains and cost savings. Thus, the purpose of this study is to analyze the problem related to the distribution of freight wagons and develop models in integer linear programming that will offer the analyst the opportunity to know in detail (in a tactical and operational level) the difficultiesfaced by the railroad, and to evaluate the setting of goals for retention times in rail yards, transit time, number of cars retained for maintenance, need to increase the fleet and even the profitability of the request or the feasibility for the implementation of the transport towards the operational assumptions in place.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectFerrovias - Planejamentopt_BR
dc.titleProgramação linear inteira aplicada no planejamento da alocação de vagões de cargapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorNobre Júnior, Ernesto Ferreira-
dc.description.abstract-ptbrO atendimento da demanda de transporte de carga está relacionado ao processo de alocação do vagão, que por sua vez, está associado à maneira pela qual a decisão é tomada. A distribuição dos vagões aos terminais de carregamento depende do planejamento e da movimentação dos vagões vazios, sendo a viagem deste, a parcela de maior impacto financeiro sobre o sistema ferroviário. Desta forma, um mecanismo eficiente de distribuição de vagão é vital para as estradas de ferro, pois proporciona importantes ganhos operacionais e de custos. Assim, o propósito deste trabalho é analisar o problema relacionado à distribuição dos vagões de carga e desenvolver modelos em Programação Linear Inteira, que ofereçam ao analista a oportunidade de conhecer em detalhes, (em um nível tático e operacional), as dificuldades enfrentadas pela ferrovia, bem como avaliar a proposição de metas dos tempos de retenção em pátios, tempos de deslocamento, número de vagões retidos para manutenção, necessidade do aumento da frota e, até mesmo, a rentabilidade das demandas ou a viabilidade de execução do programa de transporte diante das premissas operacionais em vigor.pt_BR
dc.title.enInteger linear programming applyed for railroad freight wagons allocation planningpt_BR
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_mcvmelo.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.