Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48615
Tipo: | TCC |
Título: | Processos físico-químicos no tratamento de água e educação ambiental. |
Título em inglês: | Physicochemical processes in water treatment and environmental education. |
Autor(es): | Silva, Francisca Fernanda Martins da |
Orientador: | Bonfim, Ruth Maria Vidal |
Palavras-chave: | Tratamento de água.;Educação ambiental;Recursos hídricos |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | SILVA, Francisca Fernanda Martins da. Processos físico-químicos no tratamento de água e educação ambiental. 2015. 37 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | Acreditando que a escola tem papel fundamental na conscientização das futuras gerações, o presente trabalho tem por objetivo propor uma metodologia que proporcione ao aluno um aprofundamento de seus conhecimentos científicos, no que se refere à química da água e a importância biológica da mesma, visando contextualizar conteúdos que aparentemente não tem fins práticos com a sua realidade, disseminando uma consciência coletiva em relação às questões ambientais, e em particular a água, frente a crise que a sociedade enfrenta nos dias atuais. Para isso, procurou-se fazer uma comparação entre a metodologia tradicional de ensino (abordagem teórica), metodologia tradicional de ensino contextualizada (teoria – contexto ambiental) e metodologia em análise (teoria-prática-contexto ambiental). Os conteúdos abordados foram processos físico-químicos aplicados no tratamento de água e preparo de soluções, onde foi usado água de açude e cal, sulfato de alumínio, polímero aniônico e cloro para tratá-la. A atividade foi desenvolvida com 60 estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza. Como instrumento de coleta de dados foi usado o questionário. Os resultados obtidos comprovaram que a metodologia em análise despertou o interesse e a motivação dos alunos pela disciplina, podendo ser uma ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem em Físico-Química, além da formação de indivíduos mais conscientes no que diz respeito a questão dos recursos hídricos. |
Abstract: | Believing that the school has a fundamental role in raising awareness of future generations, this paper aims to propose a methodology that provides the student a deepening of his scientific knowledge, in relation to water chemistry and the biological importance of it, in order to contextualize content which apparently has no practical purposes with your reality, spreading one collective awareness towards environmental issues, particularly water, compared the crisis facing society today. For this, we tried to make a comparison between traditional teaching methodology (theoretical approach), traditional methodology of contextualized teaching (theory - environmental context) and methodology under review (theory and practice-environmental context). The content addressed were physical and chemical processes applied in water treatment and preparation of solutions, where it was used water dam and lime, aluminum sulfate, anionic polymer and chlorine to treat it. The activity was developed with 60 students from three classes of the third year of high school from public school in Fortaleza. As data collection instrument was used the questionnaire. The results showed that the methodology in question aroused the interest and motivation of students for discipline and may be a facilitating tool in the process of teaching and learning in Physical Chemistry, besides the formation of more conscious individuals regarding the issue of resources water. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48615 |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_ffmsilva.pdf | 459,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.