Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48598
Tipo: TCC
Título: Estudo de metodologias de ensino - aprendizagem de equilíbrio químico para o ensino médio.
Título em inglês: Study of teaching methodologies - chemical equilibrium learning for high school.
Autor(es): Silva, Francisco Luan Fonsêca da
Orientador: Matos , Wladiana Oliveira
Palavras-chave: Metodologias de Ensino;Equilíbrio Químico;PCA
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, Francisco Luan Fonsêca da. Estudo de metodologias de ensino - aprendizagem de equilíbrio químico para o ensino médio. 2015. 56 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: O conceito de equilíbrio químico é um tema central e de grande importância no currículo do Ensino Médio, contudo é tido como um dos temas mais difíceis de ensinar e de se aprender ao se tratar do ensino de Química. Diversos fatores são listados para essas dificuldades, como, grande abstração do tema, não compreensão da natureza dinâmica do equilíbrio, problemas com cálculos, entre outros. Para qualquer disciplina, um método de ensino seguido pelo professor vai ser responsável pela dinamicidade, aprendizado e retorno da turma perante ao mesmo. Mas ao se escolher um método, o professor deve ter em mente que aquele método traz consigo problemáticas referentes as suas próprias bases. Pensando nisso, neste trabalho avaliou-se o emprego o estudo de três diferentes metodologias de ensino-aprendizagem (construtivista, positivista e pluralista) para o ensino de equilíbrio químico com turmas de ensino médio. A pesquisa foi realizada com cerca de 150 estudantes todos do 2º Ano de Ensino Médio da mesma escola divididos em três turmas. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível perceber as principais dificuldades que os estudantes encontram ao aprender equilíbrio. Uma análise de componentes principais foi realizado para tentar diferenciar os grupos de estudantes pelo método de ensino-aprendizagem aplicado e entender quais fatores do ensino-aprendizagem são cruciais na diferenciação dos grupos. A análise mostrou fortes evidências de diferenciação do método construtivista dos demaisque mostrouse ineficiente ao ensino de equilíbrio químico, com grupos de alunos que não conseguem dominar satisfatoriamente as noções básicas de equilíbrio e manipulação de constantes. .O método positivista e pluralista apresentaram resultados de ensino-aprendizagem muito similares, contudo, o método pluralista demonstrou maior capacidade interdisciplinar além de produzir resultados de ensino-aprendizagem mais homogêneos entre os estudantes.
Abstract: The chemical equilibrium concept is a central theme of great importance in the high school curriculum, but it is considered one of the most difficult subjects to teach and to learn when it comes Chemistry teaching. Several factors are listed for these difficulties, as great abstraction of the topic, not understanding the dynamic nature of balance, problems with calculations, among others. For any discipline a teaching method used by the teacher will be responsible for the dynamics, learning and return the class before the same, but when choosing a method the teacher should keep in mind that this method brings with it issues concerning its own bases. In this prospect, we worked with high school classes the study of three different methodologies already established in the literature for the teaching of ionic equilibrium chemical balance. It was evaluated the constructivist method by JigSaw method, the positivist method is a methodological pluralism method. The survey was conducted with about 150 students each on 2nd year of high school in the same school divided into three groups. During the development work was possible to see the main difficulties that students find while learning equilibrium and relate them to the literature showing up like. The constructivist method was inefficient to the teaching of chemical equilibrium, with groups of students who cannot satisfactorily master the basics of balance and handling constants. A principal components analysis was conducted to try to differentiate the groups by the applied method and understand which factors are crucial in differentiating the groups. The analysis showed strong evidence of differentiation of the constructivist method of others, showing that the variables chosen for the study failed to describe the method. The positivist and pluralistic method shown to be very close, however, the last one show greater ability to function as future interdisciplinary method in addition to more homogeneous results in the classroom.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48598
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_flfsilva.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.