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Tipo: Dissertação
Título: Utilização da metaheurística Simulated Annealing no problema de alocação de pessoal em empresas de transporte coletivo por ônibus
Título em inglês: Utilization of metaheuristic si mulated annealing in the crew scheduling problem in public transportation companies for bus
Autor(es): Gomes, Heider Augusto da Silva
Orientador: Barros Neto, Júlio Francisco
Palavras-chave: Transportes;Alocação de pessoal;Transporte coletivo (Ônibus)
Data do documento: 2003
Citação: GOMES, H. A. S. Utilização da metaheurística Simulated Annealing no problema de alocação de pessoal em empresas de transporte coletivo por ônibus. 2003. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Resumo: A programação das escalas de tripulação (motorista e cobrador) é uma importante etapa no processo de planejamentoda operação de transportes coletivos. Esta mão-de-obra de operação representa uma parcela importante nos custos totais de uma empresa operadora, com efeitos diretos na tarifa cobrada ao usuário. Estes custos, o contexto econômico do país e os novos modelos de regulamentação do transporte coletivo têm produzido ações voltadas ao melhor dimensionamento de escalas de veículos e de tripulações. Essa pesquisa tem a finalidade de propor uma nova ferramenta computacional capaz de facilitar o processo da programação de escala de pessoal em empresas de transporte público por ônibus. A concepção metodológica deste trabalho é baseada no uso da metaheurística Simulated Annealingcom a qual se pretende reduzir o tempo para a obtenção de soluções, possibilitando ao programador, com base na sua experiência, formular, analisar e comparar diferentes alternativas de programação e, ao final, selecionar a mais adequada. O modelo computacional proposto apresentou resultados bastante satisfatórios que representaram uma redução nos custos atuais, para algumas linhas testadas. Porém, verificou-setambém que ainda são necessários alguns ajustes a fim de que o programa computacional se torne mais robusto e ainda mais eficiente. Isso se deve ao fato de queo modelo proposto não considera algumas peculiaridades que são adotadas pelas empresas, mas que podem ser realizadas, se necessário, a partir de alterações manuais na solução final fornecida pelo programa.
Abstract: Crew scheduling is an important stage ofthe operational planning of transit. The expenses with drivers and collectors represent a considerable part of the bus companies costs, with direct effects on the values of the fares. Those costs, the economic situation of the country and the new regulation modelsare generating actions to improve vehicle and crew scheduling procedures. The purpose ofthe present research is to develop a new software tool to be used for bus crewscheduling. The methodology to be used will consider the application of metaheuristic Simulated Annealing, with which it is intended to produce a set of solutions, allowing the decision maker to selectone based on his/her experience that will give a better overcoming. The software tool has presented quite satisfactory results for some tested lines implying in a reduction in the costs adopted by the company operator of that type of transport system. However, it was verified that they are still necessary some agreement. This way, the softwaretool becomes more robust and more efficient. That is due to the fact that the software tool doesn't consider some peculiarities that they are adopted by the companies, but that can be accomplished, if necessary, starting from manual alterations in the final solution supplied by the program.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4857
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