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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barros Neto, Júlio Francisco | - |
dc.contributor.author | Rocha, Bruno de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-23T17:27:05Z | - |
dc.date.available | 2013-05-23T17:27:05Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, B. O. Utilização de modelos de localização para dinamização do fluxo reverso de pneus inservíveis. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4854 | - |
dc.description.abstract | This master thesis is about the use of location models for a system of reverse logistics of scap tires in the State of Ceará seeking the recycling of the rubber to be used in pavement asphaltic surfaces. A theoretical approach is accomplished regarding the management of scrap tires, especially on the recycling and reuse alternatives. It is analyzed the importance of the implantation ofRecycling Units, mainly in its benefit for the environment and for society. The description of the earnings involved in the incorporation of the tires recycled rubber in asphaltic mixtures is also approached, focusing the advantages offered by the asphalt-rubber. Aiming to achieve the objective proposed, it was considered the vehicle fleet of each city of the State as part of the methodology to medict the amount of scrap tires generated per year. In the conception of the models, it was analyzed the distances among cities, highway conditions of Ceará and other economical aspects (as the location of industrial poles). These factors led to define the city where the recycling factory must be installed and the prospective cities to receive the intermediate points of scrap tires storage (ecopoints). Based on the solution alternatives presented by the models, a proposalis suggested for the logistics of old tires reverse distribution, seeking itsincorporation in the asphaltic production chain. Finally, potential actions are identified to motivate the urban collection of tires at the local level. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos de asfalto | pt_BR |
dc.title | Utilização de modelos de localização para dinamização do fluxo reverso de pneus inservíveis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação de mestrado trata do uso de modelos de localização para um sistema de logística reversa dos pneus inservíveis no estado do Ceará, visando à reciclagem da borracha a ser empregada na pavimentação asfáltica. É realizada uma abordagem teórica referente à gerência de pneus inservíveis, especialmente quanto às alternativas de reciclagem e reaproveitamento. Analisa-se a importância da implantação de Unidades de Reciclagem, sobretudo quanto ao seu benefício para o meio ambiente e para a sociedade. A descrição dos ganhos envolvidos na incorporação da borracha reciclada de pneus em ligantes asfálticos também é abordada com ênfase neste trabalho, enfocando as vantagens oferecidas pelo asfalto-ecológico. Objetivando atingir à finalidade proposta neste trabalho, consideram-se as frotas de veículos de cada cidade do estado como parte da metodologia para estimar a quantidade de pneus inservíveis gerados por ano. Na concepção dos modelos, foram analisadas as distâncias entre as cidades, as condições de acessibilidade da malha rodoviária do Ceará e outros aspectos econômicos, como a localização de pólos industriais. Tais fatores permitiram definir a cidade onde deve ser instalada a fábrica de reciclagem e as cidades candidatas a receber os pontos intermediários de armazenagem dos pneus inservíveis, os chamados ecopontos. Baseando-se nas alternativas de solução apresentadas pelos modelos, sugere-se uma proposta de arranjo para o fluxo de distribuição reversa dos pneus velhos, visando sua incorporação na cadeia de produção asfáltica. Por fim, ainda são identificadas algumas ações potenciais que podem dinamizar a coleta urbana de pneus em nível local. | pt_BR |
dc.title.en | Use of location models for pivoting the reverse flow of scrap tires | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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