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Title in Portuguese: Propostas de sequências didáticas de química: aspectos da cultura indígena como contexto.
Title: Proposals of chemistry teaching sequences: aspects of indigenous culture as context.
Author: Queiroz, Emanuel Pereira de.
Advisor(s): Silva , Carlos Daniel Silva da
Keywords: Ensino de química
Decolonialismo.
Sequências didáticas.
Índios.
Cultura indígena.
Issue Date: 2019
Citation: QUEIROZ, Emanuel Pereira de. Propostas de sequências didáticas de química: aspectos da cultura indígena como contexto. 2019. 48 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Abstract in Portuguese: O presente trabalho configura-se como uma elaboração de sequências didáticas para serem utilizadas na disciplina de química, tomando como contexto as vivências indígenas. Elaborado com o objetivo de proporcionar uma releitura sobre os hábitos dos nativos americanos, parte de uma tendência pedagógica decolonialista, que é uma proposta contra a tendência de homogeneização das tradições locais em detrimento do hegemonismo norte-eurocêntrico, visando a aplicação da Lei Federal 11.645/08. As propostas de sequência didática iniciam-se levantando possíveis alternativas à sistematização europeia, trazendo para o debate as noções acerca do que é convencionado por ciência e conhecimento científico, mostrando que, apesar de os indígenas não dominarem, em muitos casos, os padrões científicos europeus, os mesmos produziam um conhecimento sistematizado nas suas tradições e de grande utilidade, que inclusive foram utilizados pelos europeus após a invasão portuguesa. Posteriormente, são trazidas questões acerca da ciência química e como as mesmas podem ser articuladas a partir de contextos da vida indígena.
Abstract: This paper consists on ellaborating didactical sequences to be used in Chemistry classes, considering indigenous experiences. Its goal is to provide a review over Native American habits, starting from the decolonialistic pedagogical tendency, which is a proposal against the tendency of homogenization of local traditions to the detriment of North-Eurocentric hegemonism, considering the enforcenment of the Brazilian Federal Law 11.645/2008. The proposals of didactical sequences start by raising possible alternatives to European systematization, arguing the ideas about what is accepted by science and scientific knowledge, eventhough indigenous people do not master European scientific standards, showing that they produced a knowledge systematized in their traditions and of great utility, which were even used by Europeans after the Portuguese invasion. Subsequently, questions are raised about chemical science and how they can be articulated as from contexts of indigenous life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48545
metadata.dc.type: TCC
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