Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48537
Tipo: TCC
Título: Fenômeno el niño: uma proposta de contexualização para o ensino de química.
Título em inglês: Phenomenon el niño: a contextualization proposal for chemistry teaching.
Autor(es): Bernardo, Luis Augusto Souza
Orientador: Freitas, Armando Diego Lima de
Palavras-chave: Contextualização;El Niño;Termoquímica;Ciclo da água
Data do documento: 2018
Citação: BERNARDO, Luis Augusto Souza. Fenômeno el niño: uma proposta de contexualização para o ensino de química. 2018. 39 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O ensino de química, em sua maioria, ainda está atrelado a métodos tradicionais de transmissão de conteúdo, onde os alunos apenas memorizam conceitos e não fazem associações do assunto com cotidiano. Desse modo, o papel do professor é de fundamental importância para buscar ferramentas de ensino, a fim de complementar as aulas tradicionais por meio da contextualização, uma vez que aproxima os assuntos da química ao cotidiano dos estudantes, despertando nesses, um maior interesse na disciplina e por consequência facilitando o processo de ensino aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma atividade fazendo uso de uma abordagem contextualizada na química contida no fenômeno El Niño, presente no estado do Ceará, sendo um dos responsáveis pela seca. A atividade foi realizada no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, em uma turma do 2º ano do ensino médio, com 28 estudantes, com duração de duas aulas (100 minutos). Inicialmente fez-se uma sondagem avaliativa, com conteúdo de Termoquímica, a fim de verificar o conhecimento dos discentes a respeito dos assuntos sobre calor, temperatura, reações endo e exotérmicas, sensação térmica, mudanças de estado físico e entalpia, antes da aplicação da atividade. Logo em seguida, foi ministrada uma aula expositiva, utilizando de apresentação em slides e a realização do experimento demonstrando o fenômeno El Niño. Posteriormente, foram reaplicadas as mesmas questões do início da aula, para verificar a importância da atividade, através da comparação do número de acertos de questões, antes e depois da exposição da apresentação. E por último, foi aplicado um questionário de avaliação do trabalho, para verificar a opinião dos alunos sobre a disciplina e a realização da atividade. Pode-se concluir que a atividade viabilizou aos alunos uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Observou-se também que o uso de atividades que buscam relacionar o cotidiano do aluno com temas sociais, é importante, pois permite ao discente interagir na construção do saber, ao mesmo tempo facilitando o processo de ensino e aprendizagem, sem se desfazer do tradicional, funcionando como recurso motivador tanto para o professor como para o aluno.
Abstract: Chemistry classes, for the most part, is still tied to traditional methods of content transmission, where students only memorize concepts and do not associate the subject with everyday. Thus, the function of the teacher is of fundamental importance to seek teaching tools in order to complement the traditional classes through contextualization, since it brings the subjects of Chemistry closer to the daily life of the students, arousing in them, a greater interest in the discipline and consequently facilitating the process of teaching learning. In this context, the present work had as objective to carry out an activity using a contextualized approach in the Chemistry contained in the phenomenon El Niño, present in the state of Ceará, being one of those responsible for the drought. The activity was carried out at the Justiniano de Serpa State College, located in the city of Fortaleza, Ceará, in a class of the second year of high school, with 28 students, lasting two classes (100 minutes). Initially an evaluation was carried out, with Thermochemistry content, in order to verify the knowledge of the students about the subject, before the application of the activity. Soon after, an expositive class was given, using a slide presentation and experiment. Subsequently, the questions of the beginning of the class were reapplied, to verify the importance of the activity, by comparing the number of correct answers before and after the presentation of the presentation. Finally, a work evaluation questionnaire was applied to verify the students' opinion about the discipline and the accomplishment of the activity. It can be concluded that the activity enabled the students to better understand the subjects covered. It was also observed that the use of activities that seek to relate the student's daily life to social issues is important because it allows the student to interact in the construction of knowledge, at the same time facilitating the teaching and learning process, without undoing the traditional, functioning as a motivating resource for both the teacher and the student.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48537
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_lasbernardo.pdf757,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.