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Tipo: Capítulo de Livro
Título: A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
Autor(es): Almeida, Ana Maria Bezerra de
Palavras-chave: Educação;Orientação educacional;Processo de ensino-aprendizagem
Data do documento: 1996
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária - UFC
Citação: ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53.
Resumo: O orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509
ISBN: 0103-8346
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