Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Lúcia Vanda-
dc.contributor.authorMatos, Kelma Socorro Lopes de-
dc.date.accessioned2019-12-13T10:37:04Z-
dc.date.available2019-12-13T10:37:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lúcia Vanda; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Se é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: formação em cultura de paz para educadores de capoeira. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 38-49.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48504-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducação para a Pazpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectCidadania e Educaçãopt_BR
dc.titleSe é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: formação em cultura de paz para educadores de capoeirapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAmpliar espaços de formação em cultura de paz e multiplicar educadores comprometidos com a educação para a paz surgem como iniciativas indispensáveis para estimular uma nova forma de pensar, sentir e fazer das pessoas que colaboram para a construção de uma sociedade mais harmônica, fraterna, justa e engajada na promoção constante da paz. Diante disso, pensamos que a cultura da paz para ser estabelecida exige o preparo de grupos que possam atuar nas mais diversas áreas da sociedade, a fim de educar para a paz. Se somos responsáveis pelo contexto atual de vários malefícios como a desigualdade, a destruição ambiental, a miséria, entre outros, também somos os responsáveis para encetar transformações que precisam ser realizadas para mudar o que está posto. Foi pensando nisso que nos dispusemos à realização do projeto de doutorado intitulado: Se é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: Formação de Educadores da Associação Zumbi Capoeira em Cultura de Paz. Neste estudo realizamos uma formação com 20 educadores dessa instituição, no intuito de contribuir para uma transformação qualitativa em suas práticas pedagógicas, de forma que depois da intervenção de cunho forrnativo, eles possam inserir no cotidiano do ensino da capoeira elementos constituintes de uma educação para a paz, colaborando para a construção de uma Cultura de Paz nos núcleos em que trabalham, na comunidade em que estão localizados esses núcleos, na cidade onde essas comunidades estão situadas, e assim por diante.[...]pt_BR
Appears in Collections:DFE - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_capliv_lvrodriguesksalmatos.pdf6,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.