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dc.contributor.advisorNobre Júnior, Ernesto Ferreira-
dc.contributor.authorLima, Roberto Xavier de-
dc.date.accessioned2013-05-22T14:17:46Z-
dc.date.available2013-05-22T14:17:46Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationLIMA, R. X. Logística da distribuição de materiais em pavimentação rodoviária : uma modelagem em programação matemática. 2003. 288 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4844-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to produce a mathematical model which relates the geometric and geotechnical features of a road with the allocation of materials, searching for a minimum execution cost. It is proposed a linear programming model to optimize the earthworks and paving services. Itwill be possible, with this model, to analyze cases of different soil strata and different degrees ofcompaction. The borrow pit materials are allocated in the most economical way and itis possible to incorporate more details, like mixture of materials , for instance. The software LINGO was used to solve the model and EXCEL was used as interface for data input. The proposed model demonstrated possible cost savings in earthwork allocations, so it is expected that earthwork and paving optimization with linear programming reduce considerably the road construction costs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectInfraestrutura viáriapt_BR
dc.titleLogística da distribuição de materiais em pavimentação rodoviária : uma modelagem em programação matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho procura-se construir um modelo matemático que relacione os dados geométricos e geotécnicos de uma obra rodoviária com a distribuição dos materiais visando um custo mínimo deexecução. É proposto um modelo de programação linear para otimizar tanto os serviços de terraplenagem como os de pavimentação. Com esse modelo, nos serviços de terraplenagem, pode-se analisar os casos de solos com camadas de diversas naturezas e aterros com vários graus de compactação. Obras com características não lineares, como trechos urbanos em malha ou grandes áreas de terraplenagem também poderão ser considerados. Com relação à pavimentação, o material das jazidas é distribuído da forma mais econômica possível minimizando o custo total do serviço. É possível a análise das obras de construção e restauração e os casos de misturas de solos na pista e em usinas. A possibilidade de análise de um grande número de alternativas é fundamental no desenvolvimento do modelo. É muito comum a tomada de decisão com base em dados pouco precisos ou pela análise de umas poucas alternativas. Com a subdivisão do trecho em segmentos é possível alocar racionalmente os materiais de corte e das jazidas. Na resolução dos modelos foi utilizado o software LINGO tendo o EXCEL como interface para entrada de dados. O modelo proposto mostrou que é possível a redução do custo das obras através da alocação racional dos materiais. Espera-se que a otimização dos serviços de terraplenagem e pavimentação com a utilização dos recursos da pesquisa operacional confira uma redução significativa nos custos das obras rodoviárias.pt_BR
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