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dc.contributor.advisorFrança, João Mário Santos de-
dc.contributor.authorCosta, Lara Maria Silva-
dc.date.accessioned2019-12-12T15:41:56Z-
dc.date.available2019-12-12T15:41:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA, Lara Maria Silva. Os efeitos da crise econômica brasileira de 2014-2016 sobre o prêmio salarial por nível de escolaridade. 2019. 62f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48449-
dc.description.abstractThe recent stage of recession in the economic cycle of Brazil, dating between second quarter of 2014 and fourth quarter of 2016 according to the Economic Cycle Dating Committee (Codace), has been pointed out by literature as one of the worst in the country's history, demarcated by long duration and intense severity. In the same sense, structural indicators of the labor market have reported record growth in the underutilization of labor rate and increase tendency in informality, sector with job conditions precarious if compared with the regulated market. In this context, this dissertation investigates the impacts resulting from the economic crisis on the determinants of wage premium, using data from Continuous Pnad from 2013 to 2017, in order to verify, above all, the variations in the return associated with the level of education, understood in the literature, as the individual characteristic that has the greatest weight in explaining yields. We also observe the behavior of wage differences between levels of education, given their relationship with income inequality. The empirical analysis was performed by applying the two-stage ordinary least squares regression method proposed by Heckman to treat the sample selectivity problem. The results show that workers with complete higher education were the ones that suffered more salary reductions in the analyzed period, while the lower schooling ones, with lower reserve salary, were less susceptible to real losses. This negative pressure on higher wages had as an additional consequence the reduction of wage differences among workers according to educational level, accompanied by losses to the general income of the population.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrêmio salarialpt_BR
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleOs efeitos da crise econômica brasileira de 2014-2016 sobre o prêmio salarial por nível de escolaridadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorOliveira, Jimmy Lima de-
dc.description.abstract-ptbrO recente ciclo econômico recessivo brasileiro, iniciado no segundo trimestre de 2014 e encerrado no quarto trimestre de 2016, segundo o Comitê de Datação dos Ciclos Econômicos (Codace), tem sido apontado por estudiosos como um dos piores da história do país, tanto do ponto de vista de sua duração, quanto da magnitude de seus efeitos. Os indicadores estruturais do mercado de trabalho revelam um crescimento recorde da taxa composta de subutilização da mão de obra, além do aumento da informalidade, onde há normalmente predominância de postos de trabalho mais precários em comparação aos existentes no mercado regulamentado. Nesse contexto, esta dissertação investiga os impactos decorrentes da crise econômica sobre os fatores determinantes do prêmio salarial, utilizando dados da Pnad Contínua de 2013 a 2017, a fim de verificar, sobretudo, as variações do retorno associado ao grau de escolaridade, compreendido pela literatura como a característica individual que possui maior peso na explicação dos rendimentos. Observa-se, ainda, o comportamento das diferenças salariais entre os níveis de instrução, dada a sua relação com a desigualdade de renda. A análise empírica foi realizada por meio da aplicação do método de regressão de mínimos quadrados ordinários em dois estágios proposto por Heckman para tratamento do problema da seletividade amostral. Os resultados apontam que os trabalhadores com ensino superior completo foram os que mais sofreram reduções salariais no período analisado, ao passo que os de menor escolaridade, com salário de reserva inferior, mostraram-se menos suscetíveis a perdas reais. Essa pressão negativa sobre as remunerações mais altas teve como consequência adicional a redução das diferenças salariais entre os trabalhadores segundo o nível de escolaridade, acompanhada de prejuízos para a renda geral da população.pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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