Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48440
Tipo: | TCC |
Título: | Uma proposta interdiscipluinar entre química e matemática para abordagem do conteúdo de gases |
Título em inglês: | An interdisciplinary proposal between chemistry and mathematics to approach gas content |
Autor(es): | Oliveira, Renato Veríssimo de |
Orientador: | Mafezoli, Jair |
Palavras-chave: | Química;Matemática;Interdisciplinaridade |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | OLIVEIRA, Renato Veríssimo de. Uma proposta interdiscipluinar entre química e matemática para abordagem do conteúdo de gases. 2019. 73 f. TCC (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos docentes no ensino de química é a falta de conhecimentos matemáticos por parte dos discentes, tendo em vista que essa área atua essencialmente como subsunçor e ferramenta no ensino de ciências exatas. Com base nisso, este trabalho foi realizado de modo a mostrar o quão importante é a matemática para a compreensão minuciosa e detalhada da química. Ademais, procurouse convencer os estudantes da beleza subjacente às equações, bem como da importância da matemática pura para o desenvolvimento da ciência, mostrando exemplos em que isso ocorreu. E, ainda, procurou-se evidenciar as dificuldades apresentadas pelos estudantes no entendimento da química devido ao embasamento matemático que lhes faltava. Para tornar mais notável a importância da matemática e as deficiências dos estudantes nas ciências da natureza, realizou-se um estudo sobre o tópico do conteúdo de gases, que está presente em áreas como química, física, meteorologia etc. Além disso, investigou-se quantitativa e qualitativamente o percentual em que os livros didáticos, assim como os professores, abordam a matemática necessária para a compreensão do tema supracitado. Com relação à análise dos livros, esta se deu de forma manual, observando o capítulo responsável por essa parte da ementa, que está presente nos livros do primeiro ano do ensino médio. Com o objetivo de obter mais dados, aplicou-se um questionário aos professores do ensino médio, visando inquiri-los a respeito da metodologia atual para a abordagem do conteúdo de gases, assim como o que eles achariam de uma metodologia que visa abordar a matemática necessária para a elucidação desse assunto. Então, propus uma metodologia que busca entrelaçar ambas as áreas, de maneira que a fundamentação em álgebra e geometria seja sempre ministrada anteriormente ao tópico que necessita de conceitos presentes nesses ramos. Com base nas amostras coletadas e averiguadas, conclui-se que os livros didáticos e os docentes abordam parcialmente química/matemática de forma interdisciplinar. Logo, faz-se necessária uma mudança brusca nesse quesito, haja vista que a química e a matemática são áreas indissociáveis. Palavras-Chave: Química. Matemática. Interdisciplinaridade. |
Abstract: | One of the great difficulties faced by teachers in the teaching of chemistry is the lack of mathematical knowledge on the part of the students, considering that this area acts essentially as subsumption and tool in the teaching of exact sciences. Based on this, this work has been done to show how important mathematics is to the detailed and thorough understanding of chemistry. Furthermore, it was attempted to convince the students of the beauty underlying the equations, as well as of the importance of pure mathematics for the development of science, showing examples in which this occurred. Also, it was intended to evidence the difficulties presented by the students in the understanding of the chemistry due to the mathematical base that they lacked. In order to make the importance of mathematics and students' deficiencies in the natural sciences more relevant, a study was carried out on a topic of gas content, which is existent in areas such as chemistry, physics, meteorology, etc. In addition, quantitative and qualitative researches were done on the percentage in which textbooks, as well as teachers, study the mathematics needed to understand the aforementioned topic. Regarding the analysis of the books, it was done manually, observing the chapter responsible for that part of the menu, which is present in the books of the first year of high school. In order to obtain more data, a questionnaire was applied to high school teachers, seeking to inquire about the current methodology for the gas content approach, as well as what they would think of a methodology that aims to approach the needed mathematics to elucidate this matter. So, I proposed a methodology that seeks to intertwine both areas, so that the foundation in algebra and geometry is always given prior to the topic that needs the concepts present in those branches. Based on the collected and verified samples, it is concluded that textbooks and teachers approach partially chemistry / mathematics in an interdisciplinary way. Therefore, a severe change is necessary in this respect, since chemistry and mathematics are inseparable areas. Keywords: Chemistry. Mathematics. Interdisciplinary. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48440 |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_rvoliveira.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.