Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48439
Tipo: | TCC |
Título: | A química envolvida na descoloração do cabelo: uma abordagem contextualizada para o ensino de química |
Título em inglês: | The chemistry involved in hair discoloration: a contextualized approach to chemistry teaching |
Autor(es): | Oliveira, Sandra Maria Moura |
Orientador: | Feitosa, Cleia Rocha de Sousa |
Palavras-chave: | Química;Descoloração;Cabelo;Ensino |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | OLIVEIRA, Sandra Maria Moura. A química envolvida na descoloração do cabelo: uma abordagem contextualizada para o ensino de química. 2019. 53 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem ainda constituem um tema desafiante, em especial para os professores das Ciências da Natureza. No contexto do Ensino de Química, ainda é persistente práticas pedagógicas tradicionais e descontextualizadas, o que contribui para a desmotivação dos estudantes. O objetivo geral deste trabalho foi analisar as causas e os processos químicos que quebram o cabelo, durante a descolaração, e debater meios de prevenção baseados nos conhecimentos químicos, através da percepção dos alunos a respeito da importância das atividades pedagógicas com relação aos processos de oxirredução. A metodologia constituiu-se de uma pesquisa explicativa e experimental com um foco qualitativo. A coleta de dados aconteceu no mês de março de 2019. Os sujeitos desta pesquisa foram 47 alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia do município de Fortaleza-CE. O trabalho foi desenvolvido em três momentos, planejamento das aulas, preparação do material didático utilizado nas aulas teórica e prática, coleta de dados, que se deu através de questionário, antes e depois da aula, e tratamento dos dados, que se deu por análise temática. Quando os alunos foram abordados sobre o entendimento da relação do assunto de oxirredução com a temática do cabelo, 78,2% dos alunos responderam que conseguiam compreender e 19,1% mostraram não possuir compreensão, pois responderam de forma confusa e, 2,7% disseram não conseguir fazer a relação. O resultado desta pesquisa nos confirmou que com uma aula prática, envolvendo uma situação do cotidiano desses alunos, foi capaz de melhorar o entendimento sobre os conhecimentos adquiridos em sala de aula na disciplina de química. |
Abstract: | Learning difficulties still constitute a challenging theme, especially for teachers of the nature sciences. In the context of chemistry teaching, traditional and decontextualized pedagogical practices are still persistent, which contributes to the demotivation of students. The general objective of this work was to analyze the causes and the chemical processes that break the hair, during the decolaration and to discuss means of prevention based on the chemical knowledge, through the perception of the students about the importance of the activities With regard to the processes of oxirreduction. The methodology consisted of an explanatory and experimental research with a qualitative focus. Data collection took place in the month of March 2019. The subjects of this study were 47 students of the elementary and middle School of Santa Luzia in the municipality of Fortaleza-CE. The work was developed in three moments, planning of classes, preparation of the didactic material used in the theoretical and practical classes, data collection, which took place through a questionnaire, before and after the class, and data processing, which took place by analysis Thematic. When the students were approached about the understanding of the relationship of the subject of oxirreduction with the hair issue, 78.2% of the students responded that they could understand and 19.1% showed no comprehension, as they responded in a confusing way and, 2.7% They said they couldn't make the relationship. The result of this research confirmed that with a practical class, involving a situation of the daily lives of these students, was able to improve the understanding of the knowledge acquired in the classroom in the discipline of chemistry. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48439 |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_smmoliveira.pdf | 982,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.