Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoiola, Adonay Rodrigues-
dc.contributor.authorAzevedo, Ingrid Aragão Lima-
dc.date.accessioned2019-12-12T14:28:10Z-
dc.date.available2019-12-12T14:28:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Ingrid Aragão Lima. "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. 2019. 73 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436-
dc.description.abstractIt is crucial that the school teacher has various tools and didactic strategies to make classes attractive. From this perspective, the aim of the work is to develop a board game both to support students in the learning process and to help teachers in classroom. The game “What is your discovery?” consists of five modalities of exchanging letters with the different branches of Chemistry. Each letter has something to be guessed. This process is aided by hints, which are presented in descending order of difficult, in six levels. This game was intended to be an active support tool for teachers, in particular providing review for the main contents and concepts related to high school Chemistry, not being restricted to isolated areas of this science. In this work, it is also presented the experience of a high school class with the game, where aspects such as the impact on reviewing previous concepts, motivation and social interaction are explored. The results obtained, which are data collected from questionnaires applied, indicate that the game “What is your discovery?” can be used as an efficient tool, particularly regarding conexion to student motivation. Key words: Board game, Chemistry teaching, Play methodology, Motivation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMetodologia lúdicapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.title"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ crucial que o professor da educação básica disponha de diferentes ferramentas e estratégias didáticas para possibilitar que as aulas sejam atrativas. Dentro dessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como meio de aprendizagem para os alunos e de auxílio ao professor. O jogo “Qual a sua descoberta?” é composto por cinco modalidades de cartas de acordo com os diferentes ramos da Química. Cada carta possui algo para se adivinhar. Todavia esse processo é assistido por dicas que se apresentam em ordem decrescente da sexta à primeira. Este jogo foi criado com o intuito de ser uma ferramenta de apoio para os professores, possibilitando a revisão de conteúdos dados em sala de aula ao longo do ensino básico, pois os jogos já existentes estão restritos à abordagem de apenas um conceito. Neste trabalho ainda é apresentado, a aplicação do jogo junto a uma turma de Ensino Médio, onde se observou o impacto em aspectos como conhecimentos prévios, motivação e interação social. Os resultados obtidos, que incluem dados coletados de questionários aplicados, indicam que o jogo “Qual a sua descoberta?” apresentou-se como uma ferramenta eficiente de apoio ao professor, sobretudo no que diz respeito à motivação dos estudantes. Palavras chaves: Jogo de tabuleiro, Ensino de Química, Metodologia lúdica, Motivação.pt_BR
dc.title.en"What is your discovery?": A board game as a didactic tool to approach the chemical universe and students' daily life.pt_BR
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_ialazevedo.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.