Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48418
Tipo: Livro
Título: Discursos, fronteiras e hibridismo
Autor(es): Alencar, Claudiana Nogueira de
Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da
Costa, Nelson Barros da
Palavras-chave: Zeidgeist;Hibridismo;Identidade;Discurso;Fronteira
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: ALENCAR, Claudiana Nogueira de; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; COSTA, Nelson Barros da. Discursos, fronteiras e hibridismo. Fortaleza, CE: Expressão Gráfica e Editora, 2017. 200 p.
Resumo: Os conceitos de identidade e fronteira sempre foram ligados um ao outro. A identidade de qualquer objeto, seja ele concreto ou abstrato, é sempre resultante da delineação das suas fronteiras vis-à-vis os demais objetos em sua cercania. Dito de outra forma, a demarcação das fronteiras é o primeiro passo na identificação precisa de um objeto a ser destacado e na determinação da sua identidade específica e única. Sabemos que as identidades de uma série de objetos que, ao longo do tempo, aprendemos a encarar como óbvias e dadas uma vez para sempre - entre eles, objetos como nação, estado, pátria, povo, bandeira nacional, hino nacional, brasão régio etc. - foram cuidadosamente esculpidas e consolidadas no século XIX. Muitos de nós estudiosos da linguagem tendemos a ignorar o fato de que o conceito de LÍNGUA, com o qual somos acostumados a trabalhar e a conduzir as nossas reflexões, também foi forjado no mesmo forno e em alinhamento com os outros conceitos enumerados acima. Todos eles refletem o Zeitgeist (palavra alemã que significa o 'espírito de uma época') próprio do século XIX. [...] O motivo pelo qual estamos sendo obrigados a rever todo esse conceituário é o fato inegável de que o mundo em que vivemos hoje é claramente diferente e distante daquele idealizado pelos linguistas e outros estudiosos da linguagem daquela época.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48418
ISBN: 978-85-420-1154-8
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_liv_cnalencarmfvcosta.pdf64,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.