Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Pablyana Leila Rodrigues da-
dc.contributor.authorSappi, Kayena Angélica Martins-
dc.date.accessioned2019-12-11T22:32:28Z-
dc.date.available2019-12-11T22:32:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSAPPI, Kayena Angélica Martins. Storytelling: uma abordagem contextualizada no ensino de química na temática estequiometria. 2019. 52 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48406-
dc.description.abstractMost students have the conception that the discipline of chemistry is complex and difficult to understand. In order to try to reduce this problem, an integration of educational methodologies is necessary. That is, to evaluate the objective (learning of the students), the path and how the content is applied, in which to use differentiated and appropriated methodologies for the target audience, to aid in the improvement of teaching and consequently in learning. Storytelling is a method that consists of a narrative that uses artifice to attract attention, to approach and transmit topics to a target audience. It is used as a methodology in teaching, it allows the teacher to teach a lesson that interests the students, because in addition to teaching the content, the educator contextualizes, presenting content close to the reality and the daily life of the students. This work has the purpose of probing the difficulties of the students of the 2nd year of the Governador Adauto Bezerra High School, afterwards to use and evaluate the storytelling methodology in the content of excess reagent and limiting reagent of the unit of stoichiometry. The objectives are reached through research questionnaires on the interests and difficulties of the students and of probing stoichiometry on the students' knowledge, later an intervention using the storytelling methodology to assist in the teaching of the stoichiometry content is performed, an evaluation of the content and the methodology also through questionnaires. The results obtained before the intervention show that in relation to Chemistry, the majority of the students present lack of motivation, low affinity with the content and a difficulty in the chemical calculations. With the application of the stoichiometry probing test, this difficulty is perceived with calculation questions, in which only 26% of the classes answered this type of question. After the application of the storytelling intervention, the results were better, as almost 50% of the classes answered the question. The technique of storytelling can be used as an educational tool in the teaching of chemistry, since it helped in understanding the content, facilitating the contextualizationpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDificuldades em Químicapt_BR
dc.subjectMetodologias diferenciadaspt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.titleStorytelling: uma abordagem contextualizada no ensino de química na temática estequiometria.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA maioria dos estudantes tem a concepção que a disciplina de Química é complexa e de difícil compreensão. Para tentar diminuir essa problemática é necessária uma integração das metodologias educacionais. Isto é, avaliar o objetivo (aprendizagem dos alunos), o caminho a percorrer e a forma de aplicação, na qual utilizar-se de metodologias diferenciadas e adequadas para o público alvo, para auxiliar no melhoramento do ensino e consequentemente, na aprendizagem. O storytelling é um método que consiste de uma narrativa que utiliza de artifícios para atrair a atenção, aproximar e transmitir tópicos para um público alvo. Ele é empregado como metodologia no ensino, permite ao professor ministrar uma aula que interesse aos estudantes, pois além de ensinar o conteúdo, o educador contextualiza, apresentando um conteúdo próximo à realidade e ao cotidiano dos alunos. Este trabalho tem o propósito de sondar as dificuldades dos estudantes do 2º ano da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, posteriormente empregar e avaliar a metodologia storytelling no conteúdo de reagente em excesso e reagente limitante da unidade de estequiometria. Os objetivos são atingidos por meio de questionários de investigação sobre os interesses e dificuldades dos alunos e de sondagem de estequiometria sobre os conhecimentos dos estudantes, posteriormente é realizada uma intervenção utilizando a metodologia storytelling para auxiliar no ensino do conteúdo de estequiometria, por fim é realizada uma avaliação do conteúdo e da metodologia também por meio de questionários. Os resultados que foram obtidos antes da intervenção, demonstram que em relação à Química, a maioria dos alunos apresenta falta de motivação, pouca afinidade com o conteúdo e uma dificuldade nos cálculos químicos. Com aplicação do teste de sondagem de estequiometria, percebe-se essa dificuldade com questões de cálculo, em que somente 26% das turmas acertaram esse tipo de questão. Após a aplicação da intervenção com uso do storytelling, os resultados foram melhores, pois quase 50% das turmas acertaram a questão. A técnica de storytelling pode ser utilizada como ferramenta educacional, no ensino de química, pois ela auxiliou na compreensão do conteúdo, facilitando a contextualização.pt_BR
dc.title.enStorytelling: a contextualized approach to chemistry teaching on stoichiometry.pt_BR
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_kamsappi.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.