Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48402
Tipo: TCC
Título: Astronomia e astronáutica em uma abordagem contextualizada para o ensino de química
Título em inglês: Astronomy and astronautics in a contextualized approach to chemistry teaching
Autor(es): Otaviano, Cristyam David Costa
Orientador: Correia, Adriana Nunes
Palavras-chave: Astronomia;História da Astronomia;Astronáutica;História das Ciências;Química.;Contextualização;História da Astronáutica;Tecnologias Digitais Informáticas da Comunicação.;Ligações químicas;Propriedades periódicas.;Modelos atômicos
Data do documento: 2019
Citação: OTAVIANO, Cristyam David Costa. Astronomia e astronáutica em uma abordagem contextualizada para o ensino de química. 2019. 90 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O ensino, de um modo geral, tem passado por diversas mudanças. Atualmente as escolas contam com alunos altamente conectados e um ensino ainda bastante mecânico. A contextualização pode ser uma ótima metodologia de ensino de Ciências, frente a essa problemática, bem como a incorporação de Tecnologias Digitais Informáticas da Comunicação no ambiente de sala de aula, bem como a pratica docente. Para isto este trabalho traz uma contextualização de Química a partir da Astronomia e da Astronáutica, tendo em vista o pouco uso destas ciências em sala de aula, especialmente no que se refere ao ensino de Química. Desenvolvido no Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia do Ceará, Campus Caucaia, com alunos aproximadamente 80 alunos do primeiro semestre, de cursos técnico concomitante de Eletroeletrônica e Petroquímica. Esse trabalho trouxe a partir de uma análise Qualitativa, Quantitativa e Exploratória, uma compreensão do grau e nível de conhecimento, perfil dos estudantes, seu devido interesse em Química, bem como dados sobre uso de Tecnologias Digitais Informáticas da Comunicação, para complementar e auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Durante cinco encontros, de duas horas cada, foram abordados os conteúdos de Modelos Atômicos, Propriedades Periódicas e Ligações Químicas, por meio de uma contextualização com a Astronomia, Astronáutica e a História das Ciências, utilizando além dessa metodologia a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, bem como tendo apoio de Tecnologias Digitais Informáticas da Comunicação como auxiliadores no processo de ensino e aprendizagem. Pôde-se, ao fim do trabalho, analisar e comparar o comportamento inicial e final dos estudantes. Com isso notou-se um aumento do interesse dos alunos em Química e na temática do trabalho, bem como uma grande receptividade dos alunos com o uso de tecnologias durante as aulas, sendo assim as Tecnologias Digitais Informáticas da Comunicação bons auxiliadores no processo de ensino-aprendizagem dentro do contexto deste trabalho. Palavras-chave: Astronomia. Astronáutica. Química. Contextualização. História das Ciências. História da Astronomia. História da Astronáutica. Tecnologias Digitais Informáticas da Comunicação. Modelos atômicos. Ligações químicas. Propriedades periódicas.
Abstract: Education, in general, has undergone several changes. The schools now have highly connected students and a rather mechanical teaching. The contextualization can be a great methodology of teaching of Sciences, in front of this problematic, as well as the incorporation of Digital Technologies of Communication in the classroom environment, as well as the teaching practice. For this, this work brings a contextualization of Chemistry from Astronomy and Astronautics, considering the little use of these sciences in the classroom, especially with regard to the teaching of Chemistry. Developed at the Federal Institute of Science and Technology of Ceará, Campus Caucaia, with students approximately 80 students of the first semester of concurrent technical courses of Electroelectronics and Petrochemisrty. This work brought from a Qualitative, Quantitative and Exploratory analysis, an understanding of the degree and level of knowledge, students' profile and their interest in Chemistry, as well as data on the use of Digital Communication Technologies to complement and assist the teaching-learning process. During five meetings, each of two hours, the contents of Atomic Models, Periodic Properties and Chemical Bonds were addressed, through a contextualization with Astronomy, Astronautics and History of Sciences, using in addition to this methodology multidisciplinary and interdisciplinary, as well as as having support of Digital Information Technology of the Communication as helpers in the process of teaching and learning. At the end of the study, we analyzed and compared the students' initial and final behavior. With this we noticed an increase in students' interest in Chemistry and in the work theme, as well as a great receptivity of the students with the use of technologies during the classes, so that Digital Communication Technologies of Communication good assistants in the process of teaching- learning within the context of this work. Keywords: Astronomy. Astronautics. Chemistry. Contextualization. History of Sciences. History of Astronomy. History of Astronautics. Digital Communication Technologies. Atomic models. Chemical bonds. Periodic properties.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48402
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_cdcotaviano.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.