Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48399
Tipo: TCC
Título: O uso da lousa digital interativa como ferramenta para o ensino de química
Título em inglês: Using the interactive digital whiteboard as a chemistry teaching tool
Autor(es): Silva, Diego Lopes da
Orientador: Longhinotti, Elisane
Palavras-chave: Tecnologia digital.;Lousa Digital Interativa.;Ensino de Química.
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Diego Lopes da. O uso da lousa digital interativa como ferramenta para o ensino de química. 2019. 58 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O presente trabalho utilizou-se da Lousa Digital Interativa (LDI) para propor intervenções em sala de aula que a inclua na sua metodologia, devido à grande capacidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) de ilustrar conteúdos e conceitos de Química. Dessa forma, para elaborou-se as propostas de aula, onde previamente realizou-se pesquisa nos sites de Objetos educacionais do Ministério da Educação (MEC) e na plataforma PhET, da Universidade do Colorado. Assim, foram elaborados 10 planos de aula e disponibilizados no blog, que foi criado para ampliar o acesso aos planos, cujo título é Química e TDICS, e servirá de material didático para professores de Química que desejam utilizar a LDI em suas aulas. A metodologia utilizada para verificar as contribuições da LDI no ensino de Ciências/Química consistiu no estudo de caso qualitativo. O projeto foi aplicado na Escola Municipal 11 de Agosto, nos dias 14/05/2019 e 23/05/2019, na turma do Pró-Técnico, no turno da tarde. O plano de aula selecionado possui tema gerador: “Química Ambiental: poluição e tratamento de água”, no qual utilizou-se de software simulador de uma Estação de Tratamento de Água, em sala de aula, para tratar de conceitos envolvendo substâncias, misturas e separação. Houve grande participação dos discentes, com discussões sobre problemáticas do cotidiano e o uso da LDI, associada ao tema gerador, mostrando que, além de contribuir para a contextualização dos conceitos de substância, mistura e separação de mistura, contribuiu também com a Aprendizagem Significativa, visto que, os conhecimentos prévios dos discentes foram fundamentais para que houvesse um melhor aprendizado dos conceitos.
Abstract: The present work used Digital Interactive Whiteboard (DIW) to propose interventions in the classroom that include it in its methodology. Due to the great capacity of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) to illustrate contents and concepts of Chemistry. Thus, to elaborate the class proposals, a research was carried out on the sites of Educational Objects of the Ministry of Education (ME) and the PhET platform of the University of Colorado. So, 10 lesson plans were developed and made available on the blog titled Chemistry and DICTs, and it serves as didactic material for chemistry teachers who wish to use DIW in their classes. The methodology used to verify the DIW contributions in Science / Chemistry teaching consisted of a qualitative Case Study. The project was applied at the Municipal School 11 de Agosto, on 05/14/2019 and 05/23/2019, in the Pro-Technical class, in the afternoon shift. The selected lesson plan has the generating theme: "Environmental Chemistry: Water Pollution and Treatment", in which a software simulator of a Water Treatment Station was used in the classroom. There was a great participation of the students, with discussions about daily problems. Therefore, the DIW also contributes to the contextualisation of the concepts of substance, mixture and separation of mixture, contributed to Significant Learning, since the previous knowledge of the students was fundamental for a better learning of the concepts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48399
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_dlsilva.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.