Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoiola, Adonay Rodrigues-
dc.contributor.authorParente, Taís Coutinho-
dc.date.accessioned2019-12-11T19:17:39Z-
dc.date.available2019-12-11T19:17:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPARENTE, Taís Coutinho. Processo de separação de misturas como tema gerador: uma proposta utilizando a metodologia da sala de aula invertida e combinada abordagem freiriana de educação. 2019. 56 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48385-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectAula inovadora de químicapt_BR
dc.subjectRealidade do educandopt_BR
dc.titleProcesso de separação de misturas como tema gerador: uma proposta utilizando a metodologia da sala de aula invertida e combinada abordagem freiriana de educação.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA desmotivação nos processos de ensino e de aprendizagem de química é um problema enfrentado pelos professores e alunos. A carga horária excessiva dos professores, dentre outros motivos, os impede de planejar aulas que envolvam a realidade do estudante e o atraia. Diante disso, esse trabalho pretendeu contribuir com a elaboração de materiais que ajudem a tornar a química mais próxima do educando, tendo sido aplicado em uma turma com estudantes que estão inseridos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a abordagem de educação proposta por Paulo Freire e a metodologia ativa da sala de aula invertida. A aplicação da proposta foi dividida em quatro momentos. O primeiro consistiu em um período de ambientação que possibilitou os primeiros contatos com a turma objeto deste estudo e a coleta de informações para elaborar e aplicar um questionário socioeconômico. Com os resultados do questionário, foi possível elaborar uma nota de aula para ser entregue no segundo momento. Este material foi entregue e lido no próprio ambiente da sala de aula, sendo mais bem explicado no terceiro momento a partir de aula expositiva e experimentação. Ao longo dos encontros, duas avaliações formativas foram aplicadas, sendo possível perceber a evolução dos estudantes na compreensão dos conceitos de processos de separação de misturas. A filtração e as etapas da Estação de Tratamento de Água foram os principais processos estudados. A correção das avaliações mostrou que os educandos, a partir do mapa conceitual elaborado, conseguiram fazer uma boa conexão dos conceitos e os associaram ao cotidiano. Com a divulgação deste trabalho, pretende-se motivar a adoção de metodologias ativas na prática docente, sem excluir aulas expositivas. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Metodologia ativa. Aula inovadora de química. Realidade do educando.pt_BR
dc.title.enMixture separation process as generating theme: a proposal using the inverted classroom methodology and combined Freire's approach to educationpt_BR
dc.description.abstract-frLe m nque de motiv tion d ns les processus d'enseignement et d’ pprentiss ge de la chimie est un problème auquel sont confrontés les enseignants et les étudiants. La charge de travail excessive des enseignants, entre autres raisons, les empêche de pl nifier des cours qui ttirent l’ lève. D ns cette perspective, ce tr v il vise contribuer à l’ l bor tion de m t ri ux qui r pprochent l chimie de l’ lève, dans une cl sse qui r ssembl it des tudi nts ins r s d ns l mod lit d’ pprentiss ge des jeunes et des adultes. Pour cela, une étude bibliographique a été réalisée autour de P ulo Freire et de l m thodologie ctive de l cl sse invers e. L’ pplic tion de la proposition a été divisée en quatre étapes. La première a consisté en une période de mise en place, qui a permis les premiers contacts avec la classe étudiée et la collecte d’inform tions n cess ire à l’ l bor tion et l’ pplic tion d’un questionn ire socio-économique. Les résultats du questionnaire ont permis de préparer des notes de cours qui ont été lues dans la salle de classe, pendant la deuxième étape du processus. La troisième étape a permis de mieux expliquer ces notes de cours, à l'aide de la méthodologie de présentation et de l'expérimentation. Au cours des réunions, deux évaluations formatives ont été appliquées, permettant de percevoir l'évolution des étudiants dans la compréhension des concepts de processus de séparation de mélange. La filtration et les étapes de la station de traitement de l'eau ont été les principaux procédés étudiés. La correction des évaluations a montré que les étudiants, à partir de la carte conceptuelle élaborée, avaient réussi à établir un lien entre les concepts et à les associer à la vie quotidienne. Avec la divulgation de ce tr v il, nous esp rons motiver l’ doption de m thodologies ctives d ns l pr tique de l’enseignement, s ns exclure les expos s. Mots-clés: Apprentisage des jeunes et des adultes. Méthodologie active. Cours innovant de chimie. R lit individuelle d’ tudi nte.pt_BR
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_tcparente.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.