Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVerola, Christiano Franco-
dc.contributor.authorRodrigues, Jéssica de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-11T17:26:43Z-
dc.date.available2019-12-11T17:26:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jéssica de Souza. Perspectiva de professores de ciências com relação aos alunos autistas das séries iniciais de ensino fundamental do Colégio Antônio Sales em Fortaleza-CE. 2019. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48368-
dc.description.abstractThe inclusion or inclusion of children with special educational needs in educational institutions is a theme that leads to discourse and debate due to its uncontroversial character. Among these students are those with autism or Autism Spectrum Disorder (ASD), a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in oral communication, social interaction. According to researches even enrolled in schools, these students have difficulties in the learning process, especially in orality and writing, which consequently affects other teaching areas. Thus, this paper aims to describe the perception and challenges faced by science teachers in the early grades of elementary school about students with autism. To conduct this research, three pedagogical teachers from the city of Fortaleza, Ceará, were interviewed. The results presented show that these teachers have little knowledge about autism and feel unprepared to teach these students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFortalezapt_BR
dc.titlePerspectiva de professores de ciências com relação aos alunos autistas das séries iniciais de ensino fundamental do Colégio Antônio Sales em Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inserção ou a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino é um tema que leva a discursões e debates pelo seu caráter controverso. Dentre esses educandos estão aqueles com autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de comunicação oral, de interação social e presença movimentos repetitivos. Segundo pesquisas mesmo estando matriculados nas escolas esses alunos ainda apresentam dificuldades no processo de aprendizagem principalmente na oralidade e na escrita que consequentemente afeta em outras áreas de ensino. Assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever a percepção e os desafios enfrentados por professores de ciências das séries iniciais de ensino fundamental sobre os educandos com autismo. Para a realização dessa pesquisa foram conduzidas entrevistas com 3 professores pedagogos do município de Fortaleza CE. Os resultados apresentados mostram que esses professores têm pouco conhecimento sobre o autismo e sentem-se despreparados para ensinar esses educandos.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_jsrodrigues.pdf273,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.