Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArruda, Eduardo Martins de-
dc.contributor.authorSouto, Hugo Medeiros-
dc.contributor.authorAragão, Wilson Honorato-
dc.date.accessioned2019-12-11T11:46:35Z-
dc.date.available2019-12-11T11:46:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARRUDA, Eduardo Martins de; SOUTO, Hugo Medeiros; ARAGÃO, Wilson Honorato. Liderança do educador e do empoderamento do educando como instrumentalização no construto ético-moral-social sob a ótica freiriana. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial 2, p. 176-191, nov. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3468 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48337-
dc.description.abstractLeadership and empowerment are themes widely discussed in organizational contexts. However, when it comes to the application of these concepts in the pedagogical context, more precisely in educator-educating relations, they are revealed as still incipient fields, lacking in studies and scientific research. Thinking about the importance of these themes in pedagogy and supported by the life and work of Paulo Freire, this study aims to understand the interpersonal relationships present in educational environments and how they can be improved and inspired by principles present in his legacy, such as love, justice, freedom, humility, critical thinking and ethics. For that, the theoretical revision of concepts such as leadership empowerment, education and pedagogy based on the study of the Freirian work was used as method. We can understand that the school no longer configures itself as the sole or even the main place where the manifestations of teaching-learning take place. Consequently, the role of educator no longer focuses on the classroom teacher. Learning can take many forms, often as an unconscious process, in which the responsibility of educating lies in all who transmit knowledge and interact with those who receive it. From the closer analysis of leadership and empowerment relations between educator and educator, the result was that responsibility for the construction of a more humanistic and egalitarian society rests with each individual who is in the role of educator, enabling the students to develop a critical and instrumental world reading, based on Freirian principles and the awareness of reality itself, making it capable of transforming it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Informação em Pautapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectPráxis freirianapt_BR
dc.titleLiderança do educador e do empoderamento do educando como instrumentalização no construto ético-moral-social sob a ótica freirianapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrLiderança e empoderamento são temas amplamente discutidos em contextos organizacionais. Porém, quando se parte para aplicação desses conceitos no contexto pedagógico, mais precisamente nas relações educador-educando, relevam-se campos ainda incipientes, carentes de estudos e pesquisas científicas. Pensando na importância dos temas na pedagogia e apoiado na vida e obra de Paulo Freire, este estudo tem como objetivo compreender as relações interpessoais presentes em meios educacionais e como podem ser aperfeiçoadas e inspiradas por princípios presentes em seu legado, como amor ao próximo, justiça, liberdade, humildade, pensamento crítico e ética. Para tanto, utilizou-se como método a revisão teórica de conceitos como liderança, empoderamento, educação e pedagogia com base no estudo da obra freiriana. Pudemos compreender que a escola não mais se configura como único ou sequer como o local principal onde ocorrem as manifestações de ensino-aprendizagem. Consequentemente, o papel de educador não mais se concentra no professor de sala de aula. Da análise mais apurada das relações de liderança e empoderamento entre educador e educando, se obteve como resultado que a responsabilidade na construção de uma sociedade mais humanista e igualitária compete a cada indivíduo que se encontra no papel de educador, viabilizando aos educandos o desenvolvimento de uma leitura de mundo crítica e instrumentalizada, baseada em princípios freirianos e da consciência da própria realidade, tornando-o capaz de transformá-la.pt_BR
dc.title.enEduactor leadership and educating empowerment as instrumentalization in the ethical-moral-social construct under the freirian perspectivept_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_emarrudahmsouto.pdf476,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.