Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48325
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A educação pela Literatura: o ideal cavaleiresco como meio de aprendizagem crítica da história nacional
Autor(es): Siqueira, Ana Marcia Alves
Palavras-chave: Reconquista;Portugal;Cavalaria na literatura;Romances de cavalaria em português;História medieval
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Editora UEMA
Citação: SIQUEIRA, Ana Marcia Alves. A educação pela Literatura: o ideal cavaleiresco como meio de aprendizagem crítica da história nacional. In: ZIERER, Adriana Maria de Souza; BACCEGA, Marcus; VIEIRA, Ana Lívia Bonfim (orgs.). História Antiga e Medieval: ensino, sociedade e cotidiano: diálogos entre o passado e o presente. São Luiz, MA: Editora UEMA, 2019. p. 73-85.
Resumo: A história da formação do reino português está ligada à expansão religiosa e ao sentido salvacionista norteador das cruzadas. A Reconquista, também chamada cruzada ibérica, possibilitou que Afonso Henriques, primeiro rei português, ficasse conhecido como o jovem rei guerreiro abençoado por Cristo, na Batalha de Ourique, para a libertação do território do domínio mulçumano. Aliada às influências culturais externas, essa imagem de rei cavaleiro e guerreiro configurou-se em uma perspectiva messiânica. Assim, por contiguidade, a imagem do cavaleiro como herói invencível que lutava ao lado do rei pela liberdade da pátria e da religião, popularizou-se especialmente no plano simbólico do imaginário luso, a partir do século XIII, quando a nobreza senhorial tornou-se mais receptiva aos ideais de cavalaria e se moldou a eles. Embora os avanços desta cavalaria tivessem um alcance restrito no plano social português, refletiram positivamente no plano do imaginário, isto é, dos aspectos ligados ao simbolismo coletivo, à cultura, às manifestações artísticas e criativas acompanhando esse fenômeno no contexto europeu. Esse simbolismo foi especialmente propagado pela literatura, em toda a Europa, que difundiu o ideal do herói guerreiro errante, defensor dos desamparados e da religião, um paladino da justiça e do comportamento ético. A novela de cavalaria constitui um dos fatores concorrentes para a composição do "mito" do cavaleiro andante, possibilitando sua permanência para além do contexto que o criou. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48325
ISBN: 978-85-8227-251-0
Aparece nas coleções:DLIT - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_amasiqueira.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.