Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Cristina Paiva da Silveira-
dc.contributor.authorSousa, Ruana Silva-
dc.date.accessioned2019-12-10T16:59:14Z-
dc.date.available2019-12-10T16:59:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUSA, Ruana Silva. Análise dos conteúdos de metabolismo energético em livros didáticos de biologia. 2019. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48302-
dc.description.abstractThe textbook is an important tool in the teaching and learning process as it supports students and teachers. Often this instrument is a study guide for students and also in the planning of teacher classes becoming an important reference for teaching. Thus, the government created the National Textbook Plan in order to analyze the collections developed for basic education and consequently distribute them to schools, only in 2005 this plan was extended to high school, becoming known as the National Plan High School Textbook (PNLEM). This program is of great relevance to ensure that textbooks distributed in public elementary schools are of excellent quality and that students can develop all their skills. In the area of science education, it is extremely important that the didactic works establish an integration of the contents related to the daily aspects of the students. Thus, it is necessary to constantly evaluate textbooks, especially in the area of science, seeking to analyze whether the concepts presented meet the needs of students. In this context, the present study aimed to analyze the contents of energy metabolism in the textbooks of Biology of the 1st year of high school. This research is characterized as qualitative with documentary analysis, which used the content analysis method to work the results. Three collections obtained from the Biology Teaching Laboratory of the Federal University of Ceará were analyzed. Each work was analyzed based on four descriptors: text, illustrations, activities and aspects of daily life. The descriptors text, illustrations and activities had as evaluation criteria the adequacy to the level of education, the articulation between the contents and the diversity of models presented. The descriptor aspect of daily life had as evaluative criteria elements that characterized the daily approach of students in the chapter of textbooks. Each criterion could be quantified from 0 to 3. Zero means that the criterion was not present, 1 little present, 2 partially present, and 3 fully present. The analysis showed that the three collections have gaps regarding the presence of aspects of the students' daily life and also in the articulation of the contents. However, Connections with Biology was the book that best addressed the aspects of daily life, although with some shortcomings. In this sense it is notorious that the contents of energy metabolism end up becoming very complex and difficult for students to understand, since the way it is presented and worked in textbooks and consequently in schools favors a fragmentation of concepts and is not related to the lives of students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBioenergéticapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleAnálise dos conteúdos de metabolismo energético em livros didáticos de biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO livro didático é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, pois serve de apoio para estudantes e professores. Muitas vezes esse instrumento é guia de estudos para os alunos e também no planejamento de aulas do professor se tornando um importante referencial para o ensino. Deste modo, o governo criou o Plano Nacional do Livro Didático com o objetivo de analisar as coletâneas desenvolvidas para o ensino básico e consequentemente distribui-las para as escolas, somente em 2005 esse plano se estendeu para o ensino médio, ficando conhecido como Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM). Esse programa é de grande relevância para garantir que os livros didáticos distribuídos nas escolas públicas de ensino básico tenham uma excelente qualidade e os estudantes possam desenvolver todas as suas habilidades. Na área do ensino de ciências é de extrema relevância que as obras didáticas estabeleçam uma integração dos conteúdos relacionando com os aspectos do dia a dia dos alunos. Sendo assim, é preciso a constante avaliação dos livros didáticos, sobretudo, na área de ciências, buscando analisar se os conceitos apresentados atendem as necessidades dos estudantes. Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar os conteúdos de metabolismo energético nos livros didáticos de Biologia do 1° ano do ensino médio. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa com análise documental, que utilizou como método a análise de conteúdo para trabalhar os resultados. Foram analisadas três coletâneas obtidas no Laboratório de Ensino de Biologia da Universidade Federal do Ceará, cada obra foi analisada com base em quatro descritores: texto, ilustrações, atividades e aspectos do cotidiano. Os descritores texto, ilustrações e atividades tinham como critérios de avaliação a adequação ao nível de ensino, a articulação entre os conteúdos e a diversidade de modelos apresentados. Já o descritor aspecto do cotidiano tinha como critérios avaliativos elementos que caracterizavam a abordagem do dia a dia dos alunos no capítulo dos livros didáticos. Cada critério poderia receber uma quantificação de 0 a 3, O zero significando que o critério não estava presente, 1 pouco presente, 2 parcialmente presente e 3 totalmente presente. A análise permitiu verificar que as três coletâneas apresentam lacunas no que se refere à presença de aspectos do dia a dia dos alunos e também na articulação dos conteúdos. Contudo, o livro Conexões com a Biologia foi à obra que melhor abordou os aspectos do cotidiano, embora com algumas deficiências. Nesse sentido é notório que os conteúdos de metabolismo energético acabam se tornando muito complexos e de difícil compreensão para os alunos, uma vez que a forma como é apresentado e trabalhado nos livros didáticos e consequentemente nas escolas favorece uma fragmentação de conceitos e não se relacionam com a vida dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_rssousa.pdf470,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.