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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis Filho, Osmar Gonçalves dos-
dc.contributor.authorPeixoto, Márcio Silva-
dc.date.accessioned2019-12-09T18:43:14Z-
dc.date.available2019-12-09T18:43:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Márcio Silva. "Chupa meu pau, viadinho": o gesto documental queer em imagens performáticas do desejo. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48277-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão documentalpt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.subjectArte queerpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectDocumentopt_BR
dc.titleChupa meu pau, viadinho: o gesto documental queer em imagens performáticas do desejopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDos amores e dores, do suor e do sexo, verso nesse texto sobre o que permanece em mim. Ao assumir o discurso autoetnográfico (BENETTI, 2013), tento dar forma às marcas (ROLNIK, 1993) que identificam, condenam e historicizam o meu corpo. Do espaço etnográfico do sujeito queer (LOURO, 2016) e na qualidade de homem viado, proponho uma reflexão acerca do gesto documental do desejo gay em centros urbanos a partir de práticas afetivas do cotidiano. Por meio dos gestos de escrita, fotográfico e do vídeo (FLUSSER, 1994) penso a produção de referências (LATOUR, 2001) documentais (SALLES, 2010) como método de pesquisa do artista-etnógrafo da diferença (FOSTER, 2006), e como recurso poético na arte queer, por lançar imagens de tempos e espaços em suspensão - como lascas numa estrutura normativa - próprias das mundivivências que compõem uma memória utópica queer (MUÑOZ, 2017). O caráter performativo da sexualidade (BUTLER, 1993) de artistas queer como John Giorno, Robert Mapplethorpe, Peter Hujar, Tony Just, Felix Gonzalez-Torrez, Antônio da Silva, Ítalo Campos e Leonilson, em documentos performáticos (AUSLANDER, 2013) textuais, fotográficos e fílmicos, me oferece múltiplas perspectivas para a análise de "Pathos", meu próprio processo prático de pesquisa autoetnográfica sobre o desejo e as performatividades urbanas da sexualidade queer (PARKER, 2002). Os atravessamentos, as pontes possíveis, e a transdisciplinaridade assumida pela pesquisa possibilitam uma considerável compreensão da relação desses corpos/sujeitos da diferença com a documentação (JONES, 2013) sob a chancela do que denomino aqui como gesto documental queer.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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