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dc.contributor.authorCosta Filho, Roberto Barbosa-
dc.contributor.authorBazarim, Milene-
dc.date.accessioned2019-12-09T14:05:35Z-
dc.date.available2019-12-09T14:05:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, Roberto Barbosa; BAZARIM, Milene. As relações entre o enunciado, a produção e a correção de textos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 324-341, set./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48262-
dc.description.abstractIn a teaching-learning process during supervised Portuguese stage in the final years of elementary school, after observing the results of a written activity, we face to the following question: the formulation of the text production proposal interferes in writing first version of the texts produced by the students? In order to achieve possible answers to this question, we set out as objectives: 1) to analyze the production proposal, observing if and how it could interfere in the writing from the students and 2) to reflect, if the interference was proven, on which methodology of correction would be more viable in order to propose an effective rewriting to solve the inadequacies. Regarding the methodology, this work is configured as a case study affiliated to the field of Applied Linguistics studies. In addition to the text production proposal, were analyzed 23 texts produced by the students of the 9th year of an Integral Citizen School in Campina Grande-PB. The analysis, which follows the inductive perspective, was made in light of contributions, principally by Bakhtin (2000 [1992]), Oliveira (2004), Possenti (1986) and Ruiz (2010). The results pointed out that the way in which the request for the production of texts is written can allow diverse interpretations, some of them divergent. However, the texts of the students coming from an interpretation of the request outside the standard of teacher expectation need not be discarded, because, through textualinteractive correction, it is possible to dialogue with these students and suggest the appropriateness.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnunciadopt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectCorreção de textopt_BR
dc.titleAs relações entre o enunciado, a produção e a correção de textospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm um processo de ensino-aprendizagem durante estágio supervisionado de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, após observar resultados de uma atividade escrita, deparamo-nos com o seguinte questionamento: a formulação da proposta de produção do texto interfere na escrita da primeira versão dos textos produzidos pelos alunos? A fim de chegar a possíveis respostas para essa indagação, traçamos como objetivos: 1) analisar a proposta de produção, observando se e como ela poderia interferir na escrita dos alunos e 2) refletir, se comprovada a interferência, sobre qual metodologia de correção seria mais viável a fim de propor uma reescrita eficaz para sanar as inadequações. Em relação à metodologia, este trabalho configurase como um estudo de caso filiado ao campo de estudos da Linguística Aplicada. Além da proposta de produção de texto, foram analisados 23 textos produzidos pelos alunos do 9º ano de uma Escola Cidadã Integral de Campina Grande-PB. A análise, que segue a perspectiva indutiva, foi feita à luz de contribuições, principalmente, de Bakhtin (2000 [1992]), Oliveira (2004), Possenti (1986) e Ruiz (2010). Os resultados apontaram que a forma como a solicitação de produção de textos é redigida pode permitir interpretações diversas, algumas delas divergentes. No entanto, os textos dos alunos oriundos de uma interpretação da solicitação fora do padrão de expectativa do professor não precisam ser descartados, pois, através da correção textual-interativa, é possível dialogar com esses alunos e sugerir as adequações.pt_BR
dc.title.enThe relations between the statement, the production and text correctionpt_BR
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