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dc.contributor.authorLima, Stélio Torquato-
dc.contributor.authorOliveira, Arusha Kelly Carvalho de-
dc.date.accessioned2019-12-09T13:36:35Z-
dc.date.available2019-12-09T13:36:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Stélio Torquato; OLIVEIRA, Arusha Kelly Carvalho de. Figurações da Memória e da Identidade em Cante lá que eu canto cá. In: BRITO, Antonio Iraildo Alves de; PINHEIRO, Maria do Socorro. Um sertão encantado: homenagem aos 110 anos de Patativa do Passaré. São Paulo, SP: Árvore Digital Editora, 2019. p. 132-149.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-6-897734-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48249-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherÁrvore Digital Editorapt_BR
dc.subjectPatativa, do Assaré, 1909-2002pt_BR
dc.subjectCultura e linguagempt_BR
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.titleFigurações da Memória e da Identidade em Cante lá que eu canto cápt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO espólio literário de Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), mais conhecido como Patativa do Assaré, já foi analisado de ângulos os mais diversos. A condição do bardo caririense como porta-voz dos sertanejos, por exemplo, é discutido por vários pesquisadores, entre os quais, Assis Ângelo[...] O telurismo de Patativa, como bem destaca Assis Ângelo, não se limita ao lirismo decantador da fauna e da flora sertaneja; antes, incorpora a nota mais aguda do cotidiano mais duro do homem do campo. É nessa perspectiva que Tavares Júnior destaca a condição da poética patativana como forma de denúncia social[...] Joan Edesson Oliveira, sem renunciar os aspectos até aqui apresentados, investe na discussão acerca da universalidade da poética de Patativa, tema central, a propósito, da obra em que seu texto se acha incluído[...] Para concluir esse breve arrazoado de perspectivas através das quais a obra de Patativa vem sendo analisada, cabe dar destaque às palavras com que Gilmar de Carvalho, filiando Patativa a uma tradição remotíssima, demonstra que o impresso e o oral não necessariamente se opõem, vindo a dialogarem num cenário em que a suposta competição por exclusão se substitui pelo congraçamento de formas complementares de expressão [...]pt_BR
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