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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48249
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Stélio Torquato | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Arusha Kelly Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T13:36:35Z | - |
dc.date.available | 2019-12-09T13:36:35Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Stélio Torquato; OLIVEIRA, Arusha Kelly Carvalho de. Figurações da Memória e da Identidade em Cante lá que eu canto cá. In: BRITO, Antonio Iraildo Alves de; PINHEIRO, Maria do Socorro. Um sertão encantado: homenagem aos 110 anos de Patativa do Passaré. São Paulo, SP: Árvore Digital Editora, 2019. p. 132-149. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-6-897734-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48249 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Árvore Digital Editora | pt_BR |
dc.subject | Patativa, do Assaré, 1909-2002 | pt_BR |
dc.subject | Cultura e linguagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura popular | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.title | Figurações da Memória e da Identidade em Cante lá que eu canto cá | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O espólio literário de Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), mais conhecido como Patativa do Assaré, já foi analisado de ângulos os mais diversos. A condição do bardo caririense como porta-voz dos sertanejos, por exemplo, é discutido por vários pesquisadores, entre os quais, Assis Ângelo[...] O telurismo de Patativa, como bem destaca Assis Ângelo, não se limita ao lirismo decantador da fauna e da flora sertaneja; antes, incorpora a nota mais aguda do cotidiano mais duro do homem do campo. É nessa perspectiva que Tavares Júnior destaca a condição da poética patativana como forma de denúncia social[...] Joan Edesson Oliveira, sem renunciar os aspectos até aqui apresentados, investe na discussão acerca da universalidade da poética de Patativa, tema central, a propósito, da obra em que seu texto se acha incluído[...] Para concluir esse breve arrazoado de perspectivas através das quais a obra de Patativa vem sendo analisada, cabe dar destaque às palavras com que Gilmar de Carvalho, filiando Patativa a uma tradição remotíssima, demonstra que o impresso e o oral não necessariamente se opõem, vindo a dialogarem num cenário em que a suposta competição por exclusão se substitui pelo congraçamento de formas complementares de expressão [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLIT - Capítulos de livro |
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