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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pontes, Carlos Gildemar | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T13:32:09Z | - |
dc.date.available | 2019-12-09T13:32:09Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Carlos Gildemar. A natureza e o homem integral na poesia de Patativa do Assaré. In: BRITO, Antonio Iraildo Alves de; PINHEIRO, Maria do Socorro. Um sertão encantado: homenagem aos 110 anos de Patativa do Passaré. São Paulo, SP: Árvore Digital Editora, 2019. p. 232-245. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-6-897734-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48246 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Árvore Digital Editora | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Patativa, do Assaré, 1909-2002 | pt_BR |
dc.subject | Cultura e linguagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura popular | pt_BR |
dc.title | A natureza e o homem integral na poesia de Patativa do Assaré | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Patativa do Assaré representa, no universo literário brasileiro, um dos escritores mais importantes. Poderia dizer isso com qualquer escritor inserido no Cânone da Literatura Brasileira e teria a mesma equivalência, mas por que Patativa não figura nos livros de historiografia literária? Há algumas explicações que já não se aceitam mais em plena era da informação instantânea. O problema passa a ser dos que fazem o cânone e não conseguem se libertar dos fatores regionais, eruditos e sistêrnicos como propõem os manuais de teoria copiados dos modelos estrangeiros. Devido à sua origem roceira, humilde, sertaneja, Patativa foi relegado a um plano marginalizado dentro deste cânone estagnado em métodos de aferição a partir dos autores do eixo Rio-São Paulo. Nascido na Serra de Santana, distrito de Assaré, no Ceará, Patativa não só estava distante do centro de poder acadêmico, localizado coincidentemente na região sudeste, que detém o domínio econômico, mas integrava um universo cultural que somente há alguns anos tem se dedicado a estudar autores periféricos e separados culturalmente pela barreira que separa erudito de popular. A Cultura Popular passou a designar toda cultura não erudita, não acadêmica e atribuída às camadas pobres da sociedade. Isso, por si, já necessita de uma revisão conceitual, pois se quisermos analisar a obra de arte pelo fator estético, qualquer outro valor perde a sua referência conceitual.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Capítulos de livro |
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