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dc.contributor.authorPinheiro, Maria do Socorro-
dc.date.accessioned2019-12-09T13:23:51Z-
dc.date.available2019-12-09T13:23:51Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Maria do Socorro. Mulher e erotismo na poesia de Patativa do Assaré. In: BRITO, Antonio Iraildo Alves de; PINHEIRO, Maria do Socorro. Um sertão encantado: homenagem aos 110 anos de Patativa do Passaré. São Paulo, SP: Árvore Digital Editora, 2019. p. 99-115.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-6-897734-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48242-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherÁrvore Digital Editorapt_BR
dc.subjectPatativa, do Assaré, 1909-2002pt_BR
dc.subjectCultura e linguagempt_BR
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.titleMulher e erotismo na poesia de Patativa do Assarépt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo final da década de noventa, ouvi o cantor Bêu Paulino declamar o poema Cante Lá que eu canto cá de Patativa do Assaré. Meus sentidos foram rapidamente tomados por uma sensação que até hoje sinto-me bem ao lembrar. A partir daquele momento, decidi ler sua poesia e, mais tarde, no exercício da docência, a levei para a sala de aula. Depois de leituras e mais leituras com os alunos, organizei uma viagem a Assaré, cidade natal do poeta, para que pudessem conhecer Patativa. A experiência foi ricamente vivida por todos nós, pois ficamos maravilhados com aquela ambiência poética, sentida nos versos declamados incansavelmente.[...]Algumas perguntas inicialmente me estimularam nessa escrita, como o tipo de mulher que Patativa canta em seus versos. Teria sido o poeta tomado pelo espectro romântico e dado à mulher um sentimento idealizado? Ou teria adentrado a uma ala mais realista, fazendo uso de descrições que potencializem os diferentes papéis que as mulheres assumem durante a vida? E sobre Eros, como Patativa o desenvolve e com que frequência essa temática se apresenta em sua poesia? Seguindo essas indagações e om o intuito de perscrutar esse terreno poético-erótico- -amoroso, houve a necessidade de um diálogo com Bataille (2013), Chevalier & Gheerbrant (1990), Carvalho (2002), entre outros, para melhor entender a poesia de Patativa. Espero que esse artigo possa elucidar algumas questões sobre essa temática, a qual me proponho a estudar.[...]pt_BR
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