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dc.contributor.authorSilva, Bianca Rodrigues-
dc.contributor.authorMelo, Claudiana Maria Nogueira de-
dc.date.accessioned2019-12-06T17:39:21Z-
dc.date.available2019-12-06T17:39:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Bianca Rodrigues; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. A letra do meu nome: o trabalho com nome próprio na educação infantil como prática de letramento. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 171-183.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-217-0201-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48231-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontes Editorespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleA letra do meu nome: o trabalho com nome próprio na educação infantil como prática de letramentopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) regulamentou a Educação Infantil como etapa formal da Educação Básica, o que pode ser constatado através do artigo 29: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.[...] Sendo então um território de lutas pelos direitos das crianças e pela compreensão da relação indissociável do cuidar e do educar, a Educação Infantil tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da criança por meio de uma práxis pedagógica emancipatória, onde a criança é vista como sujeito ativo desse processo. Para tanto, não se pode abrir mão das contribuições de estudos e pesquisas nessas áreas, conferindo assim um rigor científico; muito menos da intencionalidade das ações pedagógicas que perpassam as salas de atividades próprias desta etapa.[...]pt_BR
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