Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar, João Victor Furtado Peixoto de-
dc.contributor.authorMarques Junior, William Paiva-
dc.date.accessioned2019-12-04T16:54:14Z-
dc.date.available2019-12-04T16:54:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALENCAR, João Victor Furtado Peixoto de; MARQUES JUNIOR, William Paiva. Análise do primeiro ciclo de aulões preparatório para o enem – resolvendo e aprendendo: um retorno da comunidade gratuitamente assistida. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48171-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPré-Vestibularpt_BR
dc.subjectFilantropiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAnálise do primeiro ciclo de aulões preparatório para o enem – resolvendo e aprendendo: um retorno da comunidade gratuitamente assistidapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ‘Ciclo de Aulões Resolvendo e Aprendendo’ foi realizado nos dias 21, 27, 28, 29 e 30 de Julho de 2016, sendo composto por quatro aulas e a aplicação de um simulado, gratuitamente, para a comunidade. As aulas eram focadas na resolução que questões de provas passadas do ENEM, bem como na explicação relacionada aos respectivos assuntos, sendo distribuídas conforme segue: o primeiro dia abordou Ciências Humanas e Suas Tecnologias, o segundo, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, o terceiro, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias mais Redação, o quarto, Matemática e Suas Tecnologias, e no quinto dia houve a aplicação de um Simulado composto por cem questões mais uma redação. Cada aula teve entre quatro e quatro horas e meia de duração. O simulado, por sua vez, teve duração de cinco horas, perfazendo um total de mais de vinte horas de preparação para o Vestibular, totalmente gratuito, sendo ainda transmitido via internet. Para se ter uma ideia da aceitação do curso, os alunos foram submetidos a responder, caso quisessem, um questionário em que não se identificaram, assinando o respectivo TCLE, conforme modelo exigido. Foram entrevistados 16 alunos, sendo que 62,5% deram nota dez às aulas assistidas e os outros 37,5% atribuíram nota oito. 100% considera excelente iniciativas como esta. 87,5% atribuem absoluta importância na resolução de questões para um melhor prepara para o Vestibular, mesmo percentual que afirmou que a resolução de questões teve total importância na aprendizagem dos assuntos abordados. 56,25% dos entrevistados disseram que aprenderam muitos assuntos novos. Os outros 43,75% também declararam que aprenderam, porém, em uma menor quantidade. Todos os alunos teceram elogios ao projeto, ressaltando-se que todos os que fizeram o simulado tiveram um retorno a respeito do desempenho obtido. Espera-se que, com este projeto, os jovens e adultos participantes tenham um melhor desempenho no ENEM e consigam ingressar em uma Universidade.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jvfpalencar.pdf50,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.