Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48171
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alencar, João Victor Furtado Peixoto de | - |
dc.contributor.author | Marques Junior, William Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T16:54:14Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T16:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, João Victor Furtado Peixoto de; MARQUES JUNIOR, William Paiva. Análise do primeiro ciclo de aulões preparatório para o enem – resolvendo e aprendendo: um retorno da comunidade gratuitamente assistida. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48171 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pré-Vestibular | pt_BR |
dc.subject | Filantropia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Análise do primeiro ciclo de aulões preparatório para o enem – resolvendo e aprendendo: um retorno da comunidade gratuitamente assistida | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ‘Ciclo de Aulões Resolvendo e Aprendendo’ foi realizado nos dias 21, 27, 28, 29 e 30 de Julho de 2016, sendo composto por quatro aulas e a aplicação de um simulado, gratuitamente, para a comunidade. As aulas eram focadas na resolução que questões de provas passadas do ENEM, bem como na explicação relacionada aos respectivos assuntos, sendo distribuídas conforme segue: o primeiro dia abordou Ciências Humanas e Suas Tecnologias, o segundo, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, o terceiro, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias mais Redação, o quarto, Matemática e Suas Tecnologias, e no quinto dia houve a aplicação de um Simulado composto por cem questões mais uma redação. Cada aula teve entre quatro e quatro horas e meia de duração. O simulado, por sua vez, teve duração de cinco horas, perfazendo um total de mais de vinte horas de preparação para o Vestibular, totalmente gratuito, sendo ainda transmitido via internet. Para se ter uma ideia da aceitação do curso, os alunos foram submetidos a responder, caso quisessem, um questionário em que não se identificaram, assinando o respectivo TCLE, conforme modelo exigido. Foram entrevistados 16 alunos, sendo que 62,5% deram nota dez às aulas assistidas e os outros 37,5% atribuíram nota oito. 100% considera excelente iniciativas como esta. 87,5% atribuem absoluta importância na resolução de questões para um melhor prepara para o Vestibular, mesmo percentual que afirmou que a resolução de questões teve total importância na aprendizagem dos assuntos abordados. 56,25% dos entrevistados disseram que aprenderam muitos assuntos novos. Os outros 43,75% também declararam que aprenderam, porém, em uma menor quantidade. Todos os alunos teceram elogios ao projeto, ressaltando-se que todos os que fizeram o simulado tiveram um retorno a respeito do desempenho obtido. Espera-se que, com este projeto, os jovens e adultos participantes tenham um melhor desempenho no ENEM e consigam ingressar em uma Universidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jvfpalencar.pdf | 50,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.