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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Rayane Silva Barros-
dc.contributor.authorMota, Andressa Santos-
dc.contributor.authorMaia, Micaely Crisóstomo-
dc.contributor.authorMontenegro, Maria Aparecida de Paiva-
dc.date.accessioned2019-12-04T16:48:29Z-
dc.date.available2019-12-04T16:48:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARROS, Rayane Silva; et al. Rayane Silva Barros. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48162-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupo de Estudospt_BR
dc.subjectSimone de Beauvoirpt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.titleRayane Silva Barrospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Grupo de Estudos Condição da Mulher e Sexualidade é uma atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET). O projeto é condizente tanto com a função básica da universidade, a saber, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, quanto com os pressupostos pedagógicos do referido programa. Com efeito,um de seus eixos é a promoção do engajamento do aluno de graduação em atividades extracurriculares. Nessa perspectiva, esse grupo de estudos se constituiu na tentativa de impulsionar a abertura do diálogo entre a universidade e as demandas da sociedade. Considerando os dilemas enfrentados pelas mulheres na contemporaneidade - esses na sua maioria evidenciados pelos movimentos feministas a partir da década de 60- sustentamos que eles podem e devem ser encarados como um problema filosófico. Entendemos que a publicação de “O Segundo Sexo” da filósofa francesa Simone de Beauvoir seja um forte indício para fundamentar o que temos dito. Trilhar o percurso argumentativo da filósofa na sua tentativa de responder à questão “O que é uma mulher e como ela se coloca no mundo?” foi o nosso principal procedimento metodológico. Para tanto, iniciamos uma pesquisa bibliográfica acerca da literatura filosófica produzida por Simone de Beauvoir e posteriormente definimos uma ordenação de títulos a serem lidos. As leituras dos textos foram realizadas coletivamente em um trabalho de construção cooperativa, mas sempre auxiliadas pelas pesquisas individuais. Percebemos que mediante esse trabalho de pesquisa em grupo foi possível solidificar fundamentos filosóficos para uma melhor compreensão da realidade, bem como melhorar a formação acadêmica dos participantes. Ao tempo que superamos o isolamento entre os alunos da graduação, pós-graduação e a sociedade, pudemos promover formas de aprendizagem não convencionais e/ou restritas ao âmbito da sala de aula. Dessa forma, o trabalho de pesquisa em grupo favoreceu um aprendizado comprometido com a responsabilidade social.pt_BR
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