Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBaima, Thays Lenny Mesquita-
dc.contributor.authorPorto, Bernadete de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-04T16:37:11Z-
dc.date.available2019-12-04T16:37:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBAIMA, Thays Lenny Mesquita; PORTO, Bernadete de Souza. A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPrograma de educação tutorialpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleA criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovadorpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo é produto de uma reflexão teórica e prática referente as contribuições do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia na Universidade Federal do Ceará- UFC, sobre a formação de um pedagogo inovador, considerando aspectos que competem à criatividade. Esta pesquisa foi instigada mediante as experiências e análises da autora deste artigo, que é bolsista do programa, referente ao II Ciclo de Artes, uma ação organizada pelo grupo que se deu no segundo semestre de 2015. Este trabalho tem como pretensão, refletir sobre o modo que o PET Pedagogia contribui para a formação de um pedagogo arrojado no ponto de vista da criatividade, assim como entender a importância da criatividade na prática docente, além de perceber como a criatividade foi inserida na atividade que é objeto de reflexão da pesquisadora. A metodologia utilizada baseia-se na descrição e reflexão da atividade realizada no período já supracitado, tendo como alicerce as observações do diário de campo da estudante à luz da revisão da literatura do que é criatividade de acordo com Martinez (2003), a relação que o pedagogo possui com a mesma segundo Torrance (1978) e a importância de uma ação criativa conforme Wechsler (2002). O II Ciclo de artes, consiste em um evento proporcionado para toda a comunidade, com o intuito de proporcionar experiências artísticas, desse modo os bolsistas do programa organizaram oficinas que perpassavam o cinema até a sonorizacão da contação de histórias, proporcionando a todos de dentro e fora do curso uma formação diferenciada. Acarretando a todos momentos de fruição da criatividade. Foi possível perceber que atmosfera que existe entre a equipe permite a manifestação da criatividade dos bolsistas desde a criação e programação de projetos e ações conjuntas, até a divulgação e prática delas, colaborando para que dentro da sala de aula os futuros pedagogos exerçam uma prática dinâmica que rompa com o que está posto no âmbito da educação.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tlmbaima.pdf50,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.