Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48139
Tipo: Resumo
Título: Conhecendo diferentes propriedades agrícolas do Brasil: petrolina-PE e Juazeiro- BA
Autor(es): Alves, Sérgio de Sousa
Paulo, Francisco Gleison de
Oliveira, Sabrina Juvenal de
Mesquita, Rosilene Oliveira
Bertini, Cândida Hermínia Campos de Magalhães
Palavras-chave: Visita técnica;Formação;Graduação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALVES, Sergio de Sousa; et al. Conhecendo diferentes propriedades agrícolas do Brasil: petrolina-PE e Juazeiro- BA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: No curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará os alunos têm uma grande demanda por conhecimento prático e vivência de trabalho, pois a sede do curso localiza-se distante das principais regiões agrícolas do estado e do Nordeste. O PET-Agronomia percebendo essa necessidade criou como uma de suas atividades de caráter de ensino, “Viagens Técnicas”, onde se propõe visitas a diferentes propriedades agrícolas do país. A região de Petrolina-PE e Juazeiro-BA no vale do Rio São Francisco foi uma das escolhidas para a realização desta atividade. Caracterizada por ter o terceiro maior PIB agropecuário, ser o segundo maior centro vinícola e o maior exportador de frutas do país, Petrolina é exemplo de desenvolvimento agrícola. O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos do PET e outros alunos do curso de agronomia que também participaram da viagem conhecessem as técnicas de cultivo e também a forma de gestão das diferentes propriedades lá visitadas. A atividade foi realizada do dia 16 ao dia 21 de julho de 2016. Durante esse dias foram visitados pequenas e grandes propriedades agrícolas, além de empresas nacionais e multinacionais do setor. Foram vistos plantios de coco, manga e uva, produção de frutas que atendem ao mercado interno e externo. Produção para comercialização in natura ou na forma de vinhos, sucos e polpas. Também foi visitada a sede do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho onde os estudantes puderam entender como funciona a gestão da estrutura que permitiu e permite o desenvolvimento da agricultura da região. Pode-se perceber o quanto a agricultura irrigada e a aplicação de tecnologia trouxeram desenvolvimento para esse lugar. Certamente foi uma experiência enriquecedora para os alunos que participaram desse momento, a atividade terá grande contribuição em sua formação acadêmica e evidencia o papel do PET na melhoria do curso de graduação em Agronomia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48139
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ssalves.pdf49,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.