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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Antonio Jose Silva dos | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T15:01:22Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T15:01:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Antonio Jose Silva dos; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | MEMORIA | pt_BR |
dc.subject | EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject | NARRATIVA | pt_BR |
dc.title | Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa realizada surgiu com o propósito de elaborar o significado histórico da docência na Educação Básica com a matéria prima advinda das narrativas de professoras aposentadas, demonstrado por meio da memória e dos relatos da experiência escolar, individual e coletiva, na escola pública do Estado do Ceará. O referido trabalho foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva com procedimento em atividade de campo. O lócus da pesquisa foi a residência das docentes em diferentes municípios do Ceará, a saber: Maracanaú e Maranguape; Moraújo; e Fortaleza, representando, respectivamente, a área metropolitana, rural e urbana com o seu contingente populacional. O referencial teórico-metodológico teve como eixo norteador o trabalho “Memória e sociedade: lembrança de velhos” de Ecléa Bosi (2009) e a concepção de Antonio Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas na obra “Vida de professores”. A esse aporte teórico-metodológico acrescentou-se as obras de Charlot (2013), Le Goff (2003) e Saviani (2009). Tal perspectiva permitiu vislumbrar, por meio das narrativas, a história de vida de quem se dedicou à docência na educação básica, a fim de aproximar neste processo evolutivo, particularmente a profissão docente às bases de entendimento das novas gerações que decidem pelo magistério como profissão no Brasil. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, consistentes de: estudo teórico-metodológico acerca do tema de memória e autobiografia; investigação e entrevistas com quatro professoras aposentadas, e, por fim, elaborou-se o texto narrativo sobre a história de cada uma dos protagonistas, a partir de um trabalho de análise, identificação, revisão e catalogação das narrativas. Com todo o exposto, elaborou-se um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência, sendo possível, então, a construção, a identificação e a reflexão sobre o significado histórico da docência | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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