Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, William Axl Silva-
dc.contributor.authorSilva, Bruno do Nascimento-
dc.contributor.authorMesquita, Rosilene Oliveira-
dc.contributor.authorBertini, Cândida Hermínia Campos de Magalhães-
dc.date.accessioned2019-12-04T14:59:21Z-
dc.date.available2019-12-04T14:59:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Wiliam Axl Silva; et al. Implantação/manutenção de uma horta comunitária no bairro bonsucesso em Fortaleza - CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48117-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectalimentaçãopt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectcultivo orgânicopt_BR
dc.titleImplantação/manutenção de uma horta comunitária no bairro bonsucesso em Fortaleza - CEpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente a demanda de hortas em escolas cresce cada vez mais, por, dentre outros fatores, a busca por uma alimentação saudável; o proveito da relação ecológica com crianças visando desenvolver noções ambientais e o aumento da procura de vegetais pelas famílias para consumo. A partir desta justificativa, a escola Francisca Fernandes Magalhães que se encontra no bairro Bonsucesso, em parceria com o PET-Agronomia buscou desenvolver um projeto chamado “Horta nas Escolas”. O público alvo foram os alunos inseridos no 1o ao 5o ano da escola. Objetivou-se com a ação contribuir para a melhoria da alimentação dos alunos mostrando a importância do consumo de vegetais. Para a realização desta ação foram utilizados os seguintes materiais: composto orgânico; bandejas plásticas para produção de mudas; sementes de tomate cereja, coentro, alface; pimenta, abobrinha; cebolinha, mudas de acerola, estacas (para o tutoramento do tomateiro). Foram feitas visitas semanais que se dividiram em dois momentos: instalação da horta e inserção das crianças nas atividades através do plantio de mudas e roda de conversas. Buscou-se chamar a atenção das crianças de uma maneira bem lúdica ajudando-os na inserção das atividades de maneira a obterem um maior conhecimento sobre os vegetais que cultivarão, podendo estes serem utilizados na cozinha da escola. Esta atividade pode também representar uma mudança nos hábitos alimentares das crianças, pois com o consumo de frutas e hortaliças acaba gerando um hábito nutricional mais saudável e diversificado na alimentação destas. Além disso, os professores de todas as áreas podem dar aulas sobre variados temas no local, já que a horta é um laboratório vivo dentro da instituição no qual tanto os professores quanto os alunos têm acesso. Outro ponto positivo da ação é a de contribuir diretamente para a formação de um universitário mais cidadão e atuante na sociedade em que está inserido.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_wasvasconcelos - ok.pdf50,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.