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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, William Freire-
dc.contributor.authorBrasil, Cleiton Costa-
dc.contributor.authorPorto, Bernadete de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-04T14:58:56Z-
dc.date.available2019-12-04T14:58:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, William Freire; et al. Alfabetizar para bem servir-se? a importância da educação alimentar na leitura de mundo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48115-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAlfabetizar para bem servir-se? a importância da educação alimentar na leitura de mundopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrALFABETIZAR PARA BEM SERVIR-SE? A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA LEITURA DE MUNDO. RESUMO O presente trabalho pretende discutir a relação entre a teoria e prática do processo pedagógico de alfabetizar e letrar crianças. As ações de extensão do projeto de Educação Alimentar e Nutricional – EAN, vinculado ao Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia (UFC) serviu de base para a sensibilização dessa temática dentro de sala de aula de 1o ano do ensino fundamental, de uma escola municipal da região metropolitana de Fortaleza. Baseada na concepção de sujeito ativo (FERREIRO, 2015), construtor do seu conhecimento, a educação alimentar muito contribui para a aprendizagem do indivíduo através das convenções sociais criadas pelo próprio homem. Ademais, utilizamos como referência, teóricos da educação como: FERREIRO (2015) e FREIRE (2011), que serviram de base para a elaboração e considerações acerca do ensino de alfabetização e da sua aprendizagem. O presente trabalho utilizou ainda a observação in loco (Cleiton Brasil e William Freire, maio de 2016) por meio de uma intervenção em uma escola do município de Aquiraz – CE, para praticar os assuntos até então estudados, e ter as primeiras experiências pedagógicas dentro de nossas formações acadêmicas; dentro e fora do curso de pedagogia. A proposta visa constituir educação que se fundamente nua aprendizagem vivencial da realidade dos alunos, algo que de acordo com as leituras realizadas, têm total impacto sobre a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
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