Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48111
Tipo: Resumo
Título: Projeto PROB+R
Autor(es): Barros, Victor Pereira de
Barros, Artur Rodrigues Bastos
Costa, Allyson Garreto da
Santos, Lucas Martins dos
Silva, Adriane de Oliveira
Barros Neto, Júlio Francisco
Palavras-chave: Software R;Probabilidade;Simulação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARROS, Victor Pereira de; et al. Projeto PROB+R. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: O Prob+R é uma apostila que tem como objetivo auxiliar os alunos que usam o software livre R para fins probabilísticos. O R é uma linguagem e também um ambiente de desenvolvimento integrado para cálculos matemáticos e estatísticos e visualização gráfica, sendo largamente utilizado entre profissionais de análise de dados. A apostila possui características e aplicações das principais distribuições de probabilidade usadas em várias áreas do conhecimento, expondo como as mesmas são abordadas no software R. Essas distribuições são classificadas como discretas, contínuas ou mistas. A distribuição discreta descreve quantidades aleatórias (dados de interesse) que podem assumir valores particulares que podem ser finitos ou infinitos enumeráveis. A distribuição contínua é aquela que pode assumir inúmeros valores num intervalo de números reais e é medida numa escala contínua. A distribuição mista consiste na abordagem conjunta de variáveis aleatórias contínuas e discretas. A apostila encontra-se em sua primeira versão e foi elaborada pelo grupo PET-Estatística, que tem como apoio as experiências adquiridas em disciplinas tais como Probabilidades I e II, Estatística Computacional, notas de aula e colaboração de professores. O grupo PET-Estatística espera que os alunos que utilizem essa apostila consigam adquirir conhecimento e transmiti-lo de alguma forma para as pessoas que também fazem uso do software R.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48111
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_vpbarros.pdf48,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.