Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48085
Tipo: | TCC |
Título: | Descoberta e análise dos perfis metodológicos dos professores das disciplinas introdutórias a programação no Campus da UFC em Quixadá |
Autor(es): | Cunha, Guilherme dos Santos |
Orientador: | Lavor, João Ferreira de |
Palavras-chave: | Metodologia de ensino;Perfil do docente;Mineração de dados (Computação) |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | CUNHA,Guilherme dos Santos. Descoberta e análise dos perfis metodológicos dos professores das disciplinas introdutórias a programação no Campus da UFC em Quixadá. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018. |
Resumo: | A tecnologia vem se tornando cada vez mais presente no dia a dia de pessoas e organizações. Isso faz com que aumente a procura por cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) nas instituições de ensino superior. Porém, já no seu início, estes cursos apresentam grandes desafios aos estudantes, uma vez que a grade curricular é composta por várias disciplinas complexas e importantes para o desenvolvimento do conhecimento necessário para sua área de atuação. Neste trabalho, buscamos identificar os perfis dos professores da disciplina introdutória a programação. Foram utilizados dados de questionários aplicados aos alunos destas disciplinas. O foco foi na abordagem e na metodologia do professor. Com o auxílio de ferramentas de mineração de dados, realizamos a clusterização destes dados, juntos com os dados de testes uniformes aplicados a todas as turmas. Destes dados, retiramos os perfis dos professores relacionados a médias de notas e a taxa de evasão das turmas. Com esses dados é possível maximizar as variáveis relacionadas a um melhor desempenho dos alunos, e assim, melhorar o desempenho das turmas posteriores. O Campus da UFC em Quixadá é um ótimo campo para este estudo, já que possui seis cursos com essa disciplina, com carga horária, estrutura e ementas semelhantes. |
Abstract: | Technology has become more and more present in the daily lives of people and organizations. This increases the demand for courses in the area of Information Technology (IT) in higher education institutions. However, in the beginning, these courses present great challenges to students, since the curriculum is composed of several complex disciplines and important for the development of the knowledge necessary for their area of activity. In this work, we seek to identify the profiles of teachers from the introductory discipline to programming. Questionnaires applied to the students of these subjects were used. The focus was mainly on the teacher's approach and methodology. With the aid of data mining tools, we performed a clustering of this data, together with the uniform test data applied to all the classes. From these data, we extracted the profiles of the teachers related to averages of grades and the rate of evasion of the classes. With this data it is possible to maximize the variables related to a better performance of the students, and thus, to improve the performance of the subsequent classes. The UFC Campus in Quixadá is a great field for this study, since it has six courses with this discipline, with hours, structure and similar menus. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48085 |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_gscunha.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.