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Tipo: TCC
Título : Educação para transformação: uma experiência com juventudes do campo em contexto de conflito ambiental
Autor : Brasileiro, Laís Alves Moreira
Tutor: Rigotto, Raquel Maria
Palabras clave : Educação popular;Avaliação;Paulo Freire;Juventude Rural;Conflitos Ambientais
Fecha de publicación : 2017
Citación : BRASILEIRO, Laís Alves Moreira. Educação para transformação: uma experiência com juventudes do campo em contexto de conflito ambiental. 2017. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: A juventude do campo que vivencia um território em contexto de conflito ambiental, comumente é identificada como um público de interesse para os empreendedores, os quais disputam ativamente captura de sua atenção e subjetividade na busca para a obtenção da “licença social” de seu empreendimento. Para tal, exploram o uso do discurso empresarial de desenvolvimento local, oferta de emprego e geração de renda que muito atrai esses sujeitos. Esta é uma realidade que tem sido observada no Sertão Central Cearense com o cenário de uma possível implantação de um empreendimento de mineração de urânio e fosfato na região – O Projeto Santa Quitéria. Parte da população, organizada no movimento de resistência ao projeto, reconhece o processo de disputa das juventudes e comunicou suas preocupações à Universidade, enquanto Núcleo TRAMAS, pedindo uma ação que envolvesse os jovens nesse debate. Nesse contexto foi construído o Projeto “Meio ambiente, saúde, comunicação e cultura – Transformações Territoriais e as Juventudes do Sertão Central Cearense”. O Projeto desenvolveu um curso com duração de 2 anos e trabalhou com 32 jovens da região. A partir de uma leitura da educação popular e dialógica de Paulo Freire, este trabalho se propõe a trazer uma avaliação preliminar da experiência a partir da análise de entrevistas com os 32 educandos do Projeto, através das quais os educandos tiveram a chance de comunicar suas compreensões da experiência e as repercussões na mesma sobre suas vidas como jovens do campo e sobre o conflito ambiental do Projeto Santa Quitéria. As análises foram divididas em três categorias que dialogaram com as preocupações relacionadas às juventudes enunciadas pelo território: participação, acesso à informação e permanência no campo. As conclusões indicam que a metodologia dialógica utilizada na construção do curso contribuiu para a valorização do diálogo e da participação por parte dos educandos, que associam esses resultados ao seu fortalecimento como jovem do campo – o objetivo transformador do Projeto Juventudes do Campo.
Abstract: Youth in the countryside who experience a territory in the context of environmental conflict are commonly identified as an audience of interest to entrepreneurs, who actively compete for capture of their attention and subjectivity in the search for the "social license" of their enterprise. To this end, they explore the use of entrepreneurial discourse of local development, job offer and income generation that attracts these subjects very much. This is a reality that has been observed in the Sertão Central Cearense with the scenario of a possible implantation of a uranium and phosphate mining project in the region - The Santa Quitéria Project. Part of the population, organized in the resistance movement to the project, recognizes the youths' dispute process and communicated their concerns to the University, as Core TRAMAS, requesting an action that involved the youth in this debate. In this context was built the Project "Environment, health, communication and culture - Territorial Transformations and the Youth of the Central Sertão Cearense". The Project developed a 2-year course and worked with 32 young people from the region. Based on a reading of Paulo Freire's popular and dialogic education, this paper proposes to present a preliminary evaluation of the experience based on the analysis of interviews with the 32 students of the Project, through which the students had the opportunity to communicate their understandings Of the experience and the repercussions in it on their lives as young people of the field and on the environmental conflict of the Project Santa Quitéria. The analyses were divided into three categories that dealt with the concerns related to the youths enunciated by the territory: participation, access to information and permanence in the field. The conclusions indicate that the dialogic methodology used in the construction of the course contributed to the appreciation of dialogue and participation by the students, who associate these results with their strengthening as a youth in the field - the transforming goal of the Juventudes do Campo Project.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48080
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

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