Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48056
Tipo: Resumo
Título: Um novo olhar sobre a inclusão de pessoas com deficiência
Autor(es): Silva, Adryele Gomes da
Sousa, Clemilda dos Santos
Palavras-chave: Inclusão;Formação acadêmica;Acesso à informação
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Adryele Gomes da; SOUSA, Clemilda dos Santos. Um novo olhar sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior é uma realidade cada vez mais concreta. A Universidade Federal do Ceará (UFC) vem nos últimos anos recebendo cada vez mais discentes nessa condição. Nesse contexto é notória a dificuldade que os referidos alunos enfrentam para acompanhar o ritmo da universidade, não por causa da deficiência, mas pela falta de acessibilidade. Diante dessa realidade a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui se constitui como uma unidade administrativa responsável pela implementação de uma política de inclusão para pessoas com deficiência no espaço acadêmico, nesse sentido uma das ações de intervenção consiste no projeto que possibilita o acesso ao conhecimento científico para pessoas cegas em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFC, projeto esse no qual desempenho minhas atividades, mas especificamente na divisão de produção e edição de material acessível. O principal propósito desse trabalho é apresentar as experiências vivenciadas ao longo das atividades realizadas na Secretaria de Acessibilidade através da bolsa de iniciação acadêmica. A construção desse relato está baseada na metodologia utilizada na formação dos bolsistas, que reúnem as experiências vivenciadas com pessoas com deficiência, participação em eventos, treinamentos e oficinas de audiodescrição, tecnologia assistiva, digitalização e edição de textos para pessoas cegas, proporcionando uma melhor compreensão do processo de inclusão. O tempo vivenciado na bolsa foi ao encontro de uma formação acadêmica e pessoal, visto que proporcionou mudanças em minha visão de mundo e prática de socialização com todas as pessoas, especialmente as que apresentam algum tipo de deficiência. Essa experiência tem sido fundamental enquanto estudante de psicologia, para uma melhor compreensão das demandas individuais desse segmento de pessoas, contribuindo para um olhar mais sensível as questões referentes à sua inclusão social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48056
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_agsilva.pdf49,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.