Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48052
Tipo: Resumo
Título: Iniciação acadêmica: um relato de experiência
Autor(es): Moura, Ana Gabriela Carvalho de
Pereira, Germana da Cruz
Palavras-chave: Experiência;Análise do discurso;Pesquisa
Data do documento: 2016
Citação: MOURA, Ana Gabriela Carvalho de; PEREIRA, Germana da Cruz. Iniciação acadêmica: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas durante o período de vigência da bolsa de Iniciação Acadêmica em que participamos do Grupo de Pesquisas em Narrativas Multimídias, alocado no Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, e refletir sobre sua contribuição para a formação docente. O grupo citado está voltado para as mídias, partindo dos conceitos iniciais de discurso e ideologia, até a aplicabilidade das teorias nos discursos multimidiáticos analisados, como vídeos disponibilizados na internet, por exemplo, ou programas televisivos. Vivenciamos, com o grupo de estudo, experiências enriquecedoras para a vida acadêmica, pois, em encontros quinzenais, com duração de 60 a 90 minutos, discutimos, sob a mediação de um dos membros do grupo, textos que haviam sido estudados em casa. Tivemos a oportunidade de ministrar o conteúdo estudado algumas vezes, e de fazer o levantamento bibliográfico de obras que podem ser utilizadas para pesquisas individuais e grupais. Sobre a aplicabilidade dessa pesquisa, tivemos a grande oportunidade de desenvolver um artigo acadêmico de um trabalho voltado para a análise do discurso publicitário, intitulado ¡Reacciona Ecuador!: O discurso de propagandas institucionais no combate ao machismo, que foi aceito pela XXVI Jornada do Gelne (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste) para ser apresentado no mês de outubro de 2016, em Recife. O maior desafio encontrado, foi, certamente, a elaboração do artigo, contando com a orientação da professora responsável pelo grupo de pesquisa, e também a apresentação do próprio trabalho. As experiências vivenciadas são de muita valia para a construção da identidade de um pesquisador, pois passamos por etapas de investigação, análise e aplicação dos conhecimentos adquiridos. As experiências passadas, certamente nos acompanharão pelo restante da jornada acadêmica, que está apenas iniciando, tendo em vista a contribuição com a pesquisa no curso de Letras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48052
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_agcmoura.pdf49,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.