Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48030
Tipo: TCC
Título: Enriquecimento ambiental como ferramenta para a promoção de bem-estar em Panthera onca (Linnaeus, 1758), em cativeiro
Autor(es): Gandra, Gabryella Ley
Orientador: Gadelha, Carla Renata Figueiredo
Palavras-chave: Felidae;Estresse;Bem estar;Comportamento estereotipado
Data do documento: 2016
Citação: GANDRA, Gabryella Ley. Enriquecimento ambiental como ferramenta para a promoção de bem-estar em Panthera onca (Linnaeus, 1758), em cativeiro. 2016. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Atualmente, sabe-se o quão importante é a criação de animais silvestres em cativeiro, seja a criação utilizada como banco genético de inúmeras espécies ou para educação ambiental. Esse confinamento, porém, devido à recorrente falta de estímulos acaba por causar estresse ao animal, que passa a apresentar comportamentos atípicos para a espécie, como estereotipias, podendo desenvolver inclusive problemas de saúde. Uma solução viável para este problema é a aplicação de técnicas de enriquecimento ambiental, que atuam como ferramenta para a diminuição do estresse e maior manifestação de comportamentos naturais. Tais práticas consistem em introduzir estímulos externos ao cotidiano do animal, sejam eles físicos, alimentares, sensoriais, sociais ou cognitivos. Este estudo objetivou analisar as alterações comportamentais em um casal de onças pintadas adultas mantidas em cativeiro, antes da aplicação, durante e após a retirada de diferentes técnicas de enriquecimento físico, alimentar e sensorial. As análises tiveram duração de 20 horas por fase e 4 horas finais após 4 dias da retirada total dos estímulos, totalizando 64 horas. A aplicação dessas técnicas diminuiu consideravelmente o tempo gasto com comportamentos anormais, e os dois estímulos com os quais os animais mais interagiram foram o físico e o alimentar. A retirada dos estímulos implicou no retorno de comportamentos estereotipados, ressaltando assim a importância de se manter práticas constantes de enriquecimento ambiental em zoológicos para a promoção do bem-estar animal.
Abstract: It is known nowadays how important is the keeping and care of wild animals in captivity, whether for the purposes of genetic bank of numerous species or for environmental education. This confinement, however, due to the recurrent lack of stimuli ends up causing stress to the animal, which starts to present atypical behaviors for the species, such as stereotypies, and may even develop health problems. A viable solution to this problem is the application of environmental enrichment techniques, which act as a tool for the reduction of stress and greater manifestation of natural behaviors. Such practices consist in introducing external stimuli to the animal's daily life, be they physical, alimentary, sensorial, social or cognitive. This study aimed to analyze the behavioral changes in a couple of adult jaguars kept in captivity, prior to application, during and after the removal of different techniques of physical, alimentary and sensorial enrichment. The analyzes lasted for 20 hours per phase and 4 hours after 4 days of total withdrawal of the stimuli, totaling 64 hours. The application of these techniques considerably reduced the time spent with abnormal behaviors, and the two stimuli with which the animals most interacted were the physical and the feeding stimuli. The withdrawal of the stimuli implied the return of stereotyped behaviors, emphasizing the importance of maintaining constant practices of environmental enrichment in zoos for the promotion of animal welfare.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48030
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_glgandra.pdf668,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.