Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47919
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barros, Fernando Ribeiro de Moraes | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Ana Carla de Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T17:13:46Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25T17:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Ana Carla Abreu. Heidegger e a transformação do pensamento: pensar com a serenidade, a arte e a poesia. 2019. 200 f. Tese (Doutorado em Filosofia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47919 | - |
dc.description.abstract | This thesis has as its purpose to unveil the thought transformation in Martin Heidegger’s philosophy. The importance of this question arises when the german thinker seeks to overcome the subject and starts from human existence until he reaches the thinking poetizing. To support this idea, we presente that serenity, art and poetry are relevant concepts in face of technics proceedings, calculating model and modern sciences. It is only possible to transform our thinking throught a critic about the misunderstandings in which the process of knowledge are sustained. The phenomenological-hermeneutic method is adopted since the expropriation of a representative model enables a leap of consciousness to Dasein, who has the ability to understanding, philosophising and asking for the sense of being. In this framework, Heidegger rescues the technique in its original sense of knowing instead of a way to domain elements of the world, just as the modern sciences are questioned in face of the urgency of being’s thought. Therefore, we confront the calculating thinking, which is quite significantly in the age of world picture, and meditative thinking, forming an origin of thought that abstains itself from the control of the world and whose highest expression is the serenity. With this concepts, we investigate how the review of modern aesthetics appears as a model for the meditative thinking and then how art realizes the unconcealment of being’s truth. Heidegger asserts that art is poiesis and, to support his theory, this concept is discussed from its greek origin of establishment to reach poetry in its literary meaning. When asks for the meaning of the being, the poetry is thoughtful because it is a creative awakening of the truth. Throught these central ideas we conquer the thinking poetizing, which is the more meaningful thought transformation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Martin Heidegger | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Poetar pensante | pt_BR |
dc.subject | Serenidade | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Thought | pt_BR |
dc.subject | Poetry | pt_BR |
dc.subject | Thinking poetizing | pt_BR |
dc.subject | Serenity | pt_BR |
dc.title | Heidegger e a transformação do pensamento: pensar com a serenidade, a arte e a poesia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta tese tem como objetivo desvelar a transformação do pensamento na filosofia de Martin Heidegger. A importância da questão surge quando o pensador alemão busca superar o sujeito pensante e parte da existência humana até atingir o poetar pensante. Para sustentar essa ideia, apresentamos que os conceitos de serenidade, arte e poesia são relevantes diante dos procedimentos técnicos, do modelo calculador e das ciências modernas. Só é possível transformar o pensar por meio da crítica aos mal entendidos sobre os quais está sustentado o processo de conhecimento. O método fenomenológico-hermenêutico é adotado, pois a desapropriação de um modelo representativo possibilita um salto da consciência para o Dasein, único ente capaz de compreender, filosofar e perguntar pelo sentido do ser. Nesse cenário, Heidegger resgata a técnica no seu aspecto original de saber em vez de se constituir como um domínio dos homens sobre os elementos do mundo, assim como as ciências modernas são questionadas ante a necessidade do pensamento do ser. Assim, confrontamos o pensamento calculador, bastante comum na época das imagens do mundo, e o pensamento meditativo, forma originária de pensar que se abstém de controle do mundo e cuja expressão mais elevada é a postura da serenidade. Com esses termos, analisamos como a crítica à estética moderna aparece como exemplo para o pensamento meditativo e como a arte realiza o desvelamento da verdade do ser. Heidegger afirma que a arte é poiesis e, para sustentar essa teoria, discutimos tal conceito a partir da sua origem grega de instauração para chegarmos até a poesia em seu significado literário. Ao perguntar pelo sentido de tudo que há, a poesia é pensante porque ela é um desvelo criativo da verdade. A partir dessas ideias centrais alcançamos o poetar pensante, o qual constitui a transformação mais significativa do pensamento. | pt_BR |
dc.title.en | Heidegger and the transformation of thought: think with serenity, art and poetry | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tese_acasiqueira.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.