Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47880
Tipo: Resumo
Título: Violência no trabalho entre os profissionais de saúde
Autor(es): Carvalho, Arley Cristian Bezerra
Silveira, Maria Yohana Matias
Cunha, Kayke Silva
Bezerra Filho, José Gomes
Palavras-chave: Esgotamento profissional;Ameaça;Local de trabalho
Data do documento: 2016
Citação: CARVALHO, Arley Cristian Bezerra et al. Violência no trabalho entre os profissionais de saúde. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: A violência contra os profissionais de saúde no local de trabalho tem se revelado um problema generalizado e muito frequente, mas, algo pouco documentado. As instituições de saúde são locais favoráveis à violência e, portanto,acarreta consequências negativas para os profissionais, para as instituições, e também para o próprio sistema de saúde.Diante do exposto e da escassez de estudos em nosso contexto,consideramos esse trabalho relevante por se propor a pesquisar esta temática em nossa realidade,contribuindo para a investigação e discussão desse problema vivenciado no dia-a-dia dos profissionais de saúde.Obejtivou-se caracterizar a prevalência,a tipologia e os fatores associados à violência no local de trabalho contra profissionais de enfermagem da assistência hospitalar de emergência em hospitais de referência para causas externas em Fortaleza.Como campos de pesquisa,estarão envolvidos os setores de emergência de quatro hospitais municipais de referência para causas externas localizados no município de Fortaleza.São eles:Hospital Distrital Evandro Aires de Moura localizado na SER III,Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira ,localizado na SER VI,Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira,localizado na Ser IV e Instituto Dr.José Frota ,localizado na Sercefor.A população pesquisada será composta por enfermeiros,técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem que atuam nos setores de Emergência das instituições selecionadas. Trata-se de um estudo de corte transversal analítico com abordagem quantitativo,logo após coletados,os dados estes serão tabulados em um banco no programa Epi Info versão 3.5.3 e posteriormente submetidos a análise estatística através do software STATA versão 13. Ao conhecer essa temática em nossa realidade,este estudo poderá contribuir como subsídios para a formulação de políticas de segurança no local de trabalho dos profissionais de saúde em nosso contexto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47880
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acbcarvalho.pdf50,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.