Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47876
Tipo: Resumo
Título: Avaliação institucional na UFC: um comparativo dos resultados no Curso de Estatística
Autor(es): Matos, Antonio Bruno de Sousa
Farias, Rafael Bráz Azevedo
Batista, Maria Jacqueline
Palavras-chave: Estatística;Avaliação;Instituição
Data do documento: 2016
Citação: MATOS, Antonio Bruno de Sousa; FARIAS, Rafael Bráz Azevedo; BATISTA, Maria Jacqueline. Avaliação institucional na UFC: um comparativo dos resultados no Curso de Estatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: A avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) tem caráter reflexivo e formativo; e visa conhecer e aperfeiçoar as atividades internas das IESs, bem como a ação dos seus principais agentes: discentes, egressos, docentes e servidores técnico-administrativos. Como princípio a avaliação institucional deve buscar a participação responsável e efetiva da maioria desses agentes. Na UFC, há processos em andamento que objetivam construir uma cultura interna favorável à avaliação institucional, que possibilita maior conscientização acerca da missão, bem como das finalidades acadêmica e social da instituição, e também consolidar a noção de que a avaliação institucional participativa é a via para a reflexão coletiva e, por conseguinte, para o planejamento institucional participativo. Neste contexto, a UFC já realizou três períodos consecutivos (2015.1, 2015.2 e 2016.1) de avaliação institucional com a participação de discentes e docentes. O presente trabalho visa realizar um comparativo dos resultados obtidos pelo curso de Estatística. Como resultado inicial, em relação à avaliação da Coordenação do Curso de Estatística, nos dez quesitos constantes no formulário, os percentuais que concordam totalmente ou concordam são bem superiores aos que discordam ou discordam totalmente, refletindo uma boa ou excelente avaliação das atividades da coordenação. Outras questões já foram analisadas e organizadas em formato de relatório, à ser disponibilizado na Coordenação do curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47876
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_absmatos.pdf48,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.