Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Anna Beatriz Gomes-
dc.contributor.authorCordeiro, Andréa Carla Filgueiras-
dc.date.accessioned2019-11-21T18:23:36Z-
dc.date.available2019-11-21T18:23:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Anna Beatriz Gomes; CORDEIRO, Andréa Carla Filgueiras. Relato de experiência: atividades realizadas no Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a criança em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47872-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIniciação acadêmicapt_BR
dc.subjectAtividades acadêmicaspt_BR
dc.subjectNUCEPECpt_BR
dc.titleRelato de experiência: atividades realizadas no Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a criança em 2016pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva evidenciar as atividades realizadas na alocação realizada no ano de 2016, na BIA – Bolsa de Iniciação Acadêmica, na Universidade Federal do Ceará que foi ao NUCEPEC – Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança, do Departamento de Psicologia. Tal Núcleo visa, entre outros objetivos, o conhecimento, por parte das crianças e adolescentes, os seus direitos diante a sociedade. As atividades realizadas até o momento podem ser divididas em três principais: participação no Eixo de Políticas Públicas; participação na Articulação em apoio aos estudantes secundaristas; e participação no Projeto TECAS, do Núcleo. O Eixo de Políticas Públicas, ofertado pela Profa. Ângela Pinheiro, é um grupo de estudos que objetiva sensibilizar, discutir e promover práticas para os alunos sobre as questões que envolvem as políticas públicas no estado do Ceará e no Brasil. O grupo é de grande importância para a formação acadêmica, haja vista que a formação de um psicólogo deve estar articulada com as pautas públicas, desnaturalizando uma concepção de que a Psicologia está estritamente ligada à clínica. A Articulação em apoio aos estudantes secundaristas foi uma organização promovida dentro do núcleo, a fim de sustentar as ações dos secundaristas, que se manifestaram ocupando as respectivas escolas, contrários à precarização das escolas públicas do estado do Ceará. Nossas ações foram de mapeamento das escolas com mais demandas, campanhas de doação e reflexões acerca do próprio movimento social. O projeto TECAS é o acervo do núcleo que conta com hemeroteca, videoteca e biblioteca sendo os conteúdos relacionados à criança e ao adolescente. A ação, nessa atividade, é de fazer um plantão de empréstimos, visando atender a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Em conclusão, as atividades realizadas foram de suma importância tanto para a formação acadêmica em Psicologia quanto para o próprio ofício do psicólogo.pt_BR
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_abgsilva.pdf50,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.