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dc.contributor.advisorDiógenes, Beatriz Helena Nogueira-
dc.contributor.authorMartins, Érica Maria de Barros-
dc.date.accessioned2019-11-19T14:36:51Z-
dc.date.available2019-11-19T14:36:51Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationMARTINS, É. M. de B. Rompendo silêncios: visibilizando as mulheres arquitetas a partir da trajetória de Nícia Paes Bormann. 2019. 236 f. : Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47805-
dc.description.abstractDiscussions about female invisibility in architecture are becoming more frequent. Gradually, the fight against female “silences” is gaining strength and the urgency of finding strategies to fill this gap is becoming evident. With a view to addressing this issue, the objective of the research was to document the trajectory of architect Nícia Bormann, a carioca (from Rio de Janeiro) professional who built part of her career in Ceará. Despite having a consolidated and established career, it can be noticed in her narratives, obtained through an analytical approach through gender related questions, the presence of mechanisms that promote female invisibility. Starting from a literature review and a historical research accessed through interviews, this study addresses the feminist perspective. It seeks to demonstrate that the formulation of the hypothesis is intrinsically linked to the obtained answers. The objective is to analyse how the mechanisms that promote female invisibility act through myths created by modern society. Finally, the main actions to promote a new perspective for greater visibility of women in the architectural sphere, especially in the historiographic aspect, are presented. For the development of the analysis, three myths are presented as a way of approaching these actions: (a) the myth of domesticity; (b) the myth of the role model worker and (c) the myth of solitary genius. Thus, the “key” to change is sought, in order to promote a new type of architecture, professionally and academically, resulting in a project proposal related to the exercise of the profession that approaches a new gender perspective with a future commitment to advocate for an inclusive and flexible professional área.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectMulheres na arquiteturapt_BR
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subjectArquitetura e feminismopt_BR
dc.subjectArquitetura cearensept_BR
dc.titleRompendo silêncios: visibilizando as mulheres arquitetas a partir da trajetória de Nícia Paes Bormannpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorDiniz, Juliana-
dc.description.abstract-ptbrAs discussões sobre a invisibilidade feminina na arquitetura são cada vez mais frequentes. Aos poucos, vai ganhando força a luta contra os “silêncios” femininos e evidencia-se a urgência na busca de estratégias que possibilitem preencher essa lacuna. Tendo em vista tal problemática, o objetivo da pesquisa foi documentar a trajetória da arquiteta Nícia Bormann, profissional carioca que construiu parte da sua trajetória no Ceará e que, embora tenha sua carreira consolidada e consagrada, em suas narrativas pôde ser percebida a permanência de mecanismos que promovem a invisibilidade feminina, por meio de uma abordagem de análise desenvolvida a partir de questionamentos que abrangem as relações de gênero. Partindo de uma revisão bibliográfica e de um resgate histórico por meio de entrevistas, esse estudo aborda a perspectiva feminista. Busca demonstrar que a formulação da hipótese está intrinsecamente ligada às respostas obtidas. Com o objetivo de fazer uma análise de como os mecanismos que promovem a invisibilidade feminina agem por meio de mitos criados pela sociedade moderna. Por fim, são concluídas as principais atitudes a serem tomadas para uma nova perspectiva para que haja uma maior visibilidade das mulheres na esfera arquitetônica, principalmente no quesito historiográfico. Para o desenvolvimento dessa ideia, o presente trabalho apresenta o assunto por meio de três mitos, como forma de abordagem desses instrumentos: (a) o mito da domesticidade; (b) o mito do trabalhador exemplar e o (c) o mito do gênio solitário. Com isso, busca-se a “chave” de uma mudança, no sentido de promover um novo tipo de arquitetura, na prática e no ensino, o que pode resultar em uma proposta de visibilidade feminina dentro do exercício da profissão, ao abordar uma nova perspectiva de gênero, refletindo um compromisso futuro de preconizar uma área profissional inclusiva e flexível.pt_BR
Aparece nas coleções:DAUD - Dissertações defendidas na UFC

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