Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47780
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A construção da gestão democrática participativa: aspectos históricos e o conselho escolar
Autor(es): Lemos, Éden Ernesto da Silva
Palavras-chave: Ensino;Ensino - Conselho escolares;Sociedade
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LEMOS, Éden Ernesto da Silva. A construção da gestão democrática participativa: aspectos históricos e o conselho escolar. In: VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; SOARES, Swamy de Paula Lima; MARTINS, Cibelle Amorim; AGUIAR, Cefisa Maria Sabino (orgs.). Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 41-53.
Resumo: O artigo em pauta tem como objetivo principal ref etir sobre a importância da gestão democrática participativa do espaço público da Escola, através da tecnologia dos Conselhos Escolares. Sendo que o conceito de tecnologia aqui é compreendido como Téchne, ou seja, a arte de fazer, de fazer-se nas relações com os outros no mundo em que existimos. Servirá como referência para o recorte temporal deste texto alguns aspectos históricos da sociedade brasileira que são considerados importantes para as refl exões que se busca empreender nos limites deste artigo. A trajetória histórica da formação da sociedade brasileira tem propiciado vários momentos de vivências sociais importantes para a elaboração da mentalidade política do brasileiro. Na maioria esmagadora das etapas desta trajeto, a gestão democrática participativa não tem sido compreendida como um caminho viável para a construção e administração dos espaços públicos do país. Dentre estes vários momentos históricos, foi escolhido o período que vai da chamada modernização autoritária, denominação apresentada por Silva1 , até o período da chamada redemocratização. Este será o recorte temporal escolhido para os fi ns deste texto.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47780
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:LPM - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_capliv_eeslemos.pdf177,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.